Siga nossas redes

Geral

Fator fundamental nos próximos meses será rejeição à vacina, diz líder do BC

Parcela considerável da população que se nega a tomar a vacina é um obstáculo para a obtenção da chamada ‘imunidade de rebanho’.

Mulher é vacinada contra Covid-19 em Duque de Caxias, RJ 21/04/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (12) que nas próximas semanas e meses o fator fundamental a ser observado na pandemia do novo coronavírus não será tanto a disponibilidade de vacinas, mas sim a rejeição da população aos imunizantes.

Os comentários de Campos Neto, feitos durante evento virtual, estão ligados a uma questão já discutida em países como os Estados Unidos: a de que a existência de uma parcela considerável da população que se nega a tomar a vacina é um obstáculo para a obtenção da chamada “imunidade de rebanho” – quando o vírus para de circular.

“Nas próximas semanas e meses, o fator fundamental não será tanto a disponibilidade de vacina, mas a rejeição à vacina”, disse Campos Neto, que participou nesta quarta-feira (11) do Congresso Nacional Abrasel, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

O presidente do BC afirmou ainda que ainda há, em termos macroeconômicos, uma forte influência da pandemia. Ao mesmo tempo, ele destacou que houve queda considerável do número de óbitos por covid-19 no Brasil.

Ao avaliar o andamento global da pandemia, Campos Neto pontuou que, na Inglaterra, existe uma “diferença clara” entre a segunda e a terceira onda de covid-19.

Isso, segundo ele, mostra a efetividade da vacinação. “O Brasil estabilizou em nível mais acelerado na vacinação diária”, disse Campos Neto. “Na população mais idosa, o índice de completamente vacinados está bastante elevado”, acrescentou.

Ele pontuou ainda que algumas variantes da covid-19 têm causado internações. “A vacina é a saída que a gente imaginou para a crise”, disse.

Veja também

  • Um livro que ensina a usar o marketing para melhorar o desempenho de sua empresa
  • Ambev cresce na pandemia e tem um dos melhores trimestres da história
  • Quanto rende 1 milhão na poupança? Veja comparações
  • Qualicorp: por que a ação desabou após balanço?
  • Resultado da B3 supera expectativas no 2º trimestre