Siga nossas redes

Geral

Feriados são antecipados em São Paulo e no Rio para conter alta da covid-19

Medidas são tentativa de reduzir a pressão sobre os hospitais, que enfrentam alta ocupação.

covid-19: estudos da Biomm
Paciente com Covid-19 em hospital em São Paulo (SP) 03/06/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Os prefeitos de São Paulo, Bruno Covas, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciaram nesta quinta-feira (18) a antecipação de feriados municipais como tentativa de reduzir a quantidade de pessoas em circulação e, assim, reduzir o contágio de covid-19. As duas cidades vivem situação considerada crítica, com alta ocupação dos leitos hospitalares.

Em São Paulo, Covas anunciou em coletiva de imprensa online a antecipação de dois feriados municipais de 2021 e três de 2022. Os feriados passarão para os dias 26, 29, 30, 31 de março e 1º de abril. A sequência será emendada com o feriado da Paixão de Cristo no dia 2 de abril.

Covas fez o anúncio após confirmar a primeira morte na cidade de São Paulo de uma pessoa com covid que não conseguiu atendimento hospitalar por falta de vaga. “É um momento de extrema dificuldade”, disse.

Covas anunciou ainda uma mudança no rodízio de veículos. Em vez de proibir a circulação das 7h às 10h e das 17h às 20h, a restrição passará a ser das 22h às 5h. O objetivo, segundo o prefeito, é reduzir a quantidade de pessoas nos transportes públicos, além de reforçar o chamado “toque de restrição” imposto pelo governo estadual.

Já a decretação de lockdown em São Paulo foi descartada pelo prefeito. Em entrevista à GloboNews pela manhã, ele afirmou que a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com 1 mil agentes, número insuficiente para fiscalização.

No Rio, a medida deve ser anunciada ainda nesta sexta, segundo Paes. “Na segunda pela manhã vamos reunir o comitê científico para definir medidas mais restritivas para conter o avanço do coronavírus. A antecipação dos feriados do mês de abril certamente será uma delas. Amanhã divulgamos novo boletim e restrições”, disse o prefeito pelo Twitter.

O Rio tem quase 20 mil mortos por covid-19 e mais de 215 mil casos da doença. Até esta quinta, o percentual da população vacinada na cidade é de 7,1%.

• Como as manifestações de 7 de setembro podem impactar o dólar e a bolsa

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.