Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Suzano vence contrato bilionário; Eneva pode comprar Celse e mais

A Eneva está perto de adquirir a concessionária Celse (Centrais Elétricas de Sergipe)

Suzano vence contrato de R$2,8 bi para fornecer energia a Cemig, Coelba e Light

A produtora de papel e celulose Suzano anunciou nesta sexta-feira que venceu disputa para fornecer energia para as concessionárias Cemig, Light e Coelba, da Neoenergia, no total de 2,8 bilhões de reais.

O leilão chamado “A-4” realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), negociou no total 237,5 megawatts (MW) médios, com 29 projetos somando uma potência total de 948 MW e investimentos da ordem de 7 bilhões de reais.

No caso da Suzano, sua vitória implica o direito de fornecer 50 MWm de energia no período de janeiro de 2026 a dezembro de 2045, através de Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) com as concessionárias.

O volume de energia vendido refere-se a uma parcela da geração estimada de energia excedente de 180 MWm da nova planta de celulose da Suzano no Mato Grosso do Sul, com início das operações previsto para o segundo semestre de 2024.

“A transação é convergente à estratégia de longo prazo da companhia, contribuindo para sua competitividade estrutural e provendo ao grid brasileiro energia renovável de biomassa a partir de árvores plantadas de eucalipto”, afirmou a Suzano em comunicado.

Eneva está perto de comprar concessionária termelétrica Celse

A Eneva (ENEV3) está perto de adquirir a concessionária Celse, com sede em Sergipe, informou o jornal O Globo nesta sexta-feira.

Citando pessoas próximas ao acordo, a notícia disse que a aquisição da Celse pela Eneva está sendo tratada como “certa”, embora as ofertas vinculantes para a empresa só sejam apresentadas na próxima semana.

A Celse, formalmente conhecida como Centrais Elétricas de Sergipe, é de propriedade conjunta da DC Energia e da New Fortress Energy, listada nos EUA, e opera uma usina termelétrica a gás em Sergipe.

Em comunicado à Reuters, a Eneva disse que está “sempre atenta às oportunidades no setor no qual atua”, mas não comenta especulações ou operações específicas.

A Celse não respondeu de imediato a pedidos de comentários.

Casa dos Ventos fecha acordo de compra de energia solar

A Casa dos Ventos fechou um contrato de compra de energia por meio de sua comercializadora com a Lightsource bp, uma joint venture com 50% de participação da bp que atua no desenvolvimento e gestão de projetos solares fotovoltaicos.

O acordo tem duração de 10 anos e marca o início da operação da Lightsource bp no Brasil, com seu primeiro projeto em energia solar, disse a companhia, em comunicado.

A primeira planta solar da Lightsource bp terá 210 megawatts-pico (MWp) e está sendo construída em Abaiara, no Ceará, com previsão de início da geração em 2024.

A Lightsource bp tem uma carteira de projetos de 4 gigawatts (GW) para desenvolvimento no Brasil. Segundo informações de seu site, a empresa já desenvolveu 5,4 GW em empreendimentos solares e atua em 16 países.

Já para a Casa dos Ventos, o acordo ajuda a complementar seu portfólio de energia disponível para comercialização, hoje majoritariamente proveniente de usinas eólicas.

“É uma forma de hibridizarmos nosso portfólio eólico e customizarmos a melhor energia para os nossos parceiros”, disse em nota Itamar Lessa, diretor de Comercialização da Casa dos Ventos.