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Golpe do delivery aumentou 186%, segundo Procon-SP

Soma de valores não ressarcidos se aproxima dos R$ 500 mil.

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Procon-sp registra aumento de 186% em reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida.

Em 2020, de janeiro a maio, foram registradas 87 queixas contra Ifood, Rappi e Uber eats. Já em 2021, a contagem foi de 249 casos.

O aplicativo Rappi recebeu o maior número de reclamações, com um aumento de 262% em relação ao ano passado, seguido por Ifood e Uber eats, com aumento de 81% e 64,36%, respectivamente. Os clientes relatam cobranças de valores indevidos pelos entregadores, utilização de maquininhas com visor quebrado, ligações do suposto restaurante solicitando dados de cartão para cobrança de “taxa de entrega” e até ligações em que o entregador diz ter sofrido um acidente.

Os usuários dos aplicativos afirmam que mesmo após contatar a empresa responsável, não conseguem reaver o valor pago. A soma destes valores até junho deste ano já se aproxima dos R$ 500 mil, de acordo com o Procon-SP.

Dicas do Procon-SP para evitar o golpe:

  • Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;
  • Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
  • Não passar os seus dados por telefone;
  • Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;
  • Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida;

Caso tenha problemas, registre sua reclamação no Procon-SP.

Veja também:

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