Siga nossas redes

Geral

Falta de testes de covid em farmácias vira questionamento do Procon em SP

Em resposta, associação que representa as empresas disse que ‘não há falta de testes de covid em farmácias’.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Mulher é submetida a teste de Covid-19 no Rio de Janeiro 12/01/2022 REUTERS/Lucas Landau

O Procon de São Paulo notificou a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) pelo aumento do número de relatos de falta de testes de covid em farmácias. O Brasil vive uma forte alta na quantidade de infecções pela nova variante ômicron.

Diante do questionamento do Procon, a associação afirmou não há falta de testes de covid nas farmácias e que, no momento, apenas uma rede associada está com dificuldade para a realização dos exames por causa da grande demanda que teve na última semana. A associação cita ainda o recesso da indústria, que não contava com essa explosão de casos, e acrescenta que a situação já está sendo resolvida na medida em que a indústria retomou suas operações.

De acordo com a Abrafarma, o prazo médio para o agendamento é de 24 horas em algumas regiões, podendo chegar até 48 horas.

O Procon informou que a resposta da Abrafarma será encaminhada à diretoria de fiscalização para auxiliar no trabalho que já está sendo realizado na chamada “operação teste covid-19 sem abusos”.

Há cerca de 2 semanas, o Procon já havia anunciado que, diante dos relatos de preços abusivos de testes de covid em farmácias e laboratórios, faria uma fiscalização no estado de São Paulo. A medida cumpre determinação do governador, João Doria, e é realizada em parceria com a secretaria estadual de Saúde.

“Em último caso, nós não descartamos a requisição dos testes nos termos da Constituição Federal e da legislação em vigor. Se houver necessidade em razão da prática abusiva de preços, poderemos requisitar os testes para oferecê-los gratuitamente à população”, disse em nota Fernando Capez diretor executivo do Procon-SP.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.