Siga nossas redes

Finanças

Testes de covid podem ser deduzidos do Imposto de Renda?

Assessor contábil explica que é necessário guardar todas as notas fiscais.

Mulher é submetida a teste de Covid-19 no Rio de Janeiro 12/01/2022 REUTERS/Lucas Landau

Com a alta procura por testes de covid-19, nem sempre é simples conseguir a realização gratuita em postos de saúde. Nos últimos meses, muitas pessoas procuraram laboratórios particulares, arcando com os custos do teste. Esses valores, gastos em 2021, podem ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda deste ano.

O assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria Cláudio Lasso explica que “o contribuinte que realizar o teste do covid em laboratórios e hospitais de forma particular ou convênio pode sim efetuar o lançamento como gasto médico e obter a dedução no IR.” Mas ele lembra que “só será válido mediante a apresentação da nota fiscal ou informe de rendimento do plano de saúde“.

Testes de dependentes

Também é possível deduzir valores de testes de covid-19 feitos por dependentes do contribuinte. Mas, da mesma maneira, Lasso explica que é necessário guardar todos os recibos e notas fiscais. “Vale lembrar que os gastos dos dependentes também devem ser arquivados e lançados”, avisa.

Tive covid e comprei remédios; dá para deduzir?

Não. Lasso explica que os gastos com remédios não entram na dedução do Imposto de Renda. “Gasto com medicamentos não é considerado despesa médica, ou seja, não é possível a dedução no IRPF 2022″, pontua. 

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.