Siga nossas redes

Economia

Perdeu o recibo da declaração do Imposto de Renda? Veja 3 formas de recuperar

Publicado

em

Imposto de Renda. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Você deve se lembrar que, ao finalizar a entrega da declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas, a Receita Federal cria um arquivo com uma sequência de 12 números que identificam o documento. Pois, no ano seguinte, este é o recibo que o contribuinte deve apresentar para enviar a próxima declaração.

Mais: SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2021

Não é obrigatório apresentar o número do recibo para declarar, mas caso o contribuinte queira acompanhar o processamento de sua declaração pela internet ou precise retificar, essa numeração será necessária. 

Se você procurou e não encontrou o recibo do ano anterior, não precisa entrar em pânico. Veja abaixo quatro formas diferentes de localizar a sequência de núeros:

1 – Pelo e-Cac

Basta acessar o site da Receita Federal no serviço “Declaração IRPF”. Neste caso, é preciso já possuir um cadastro prévio ou um certificado digital.

2 – Pelo computador ou dispositivo móvel

Se a declaração foi gravada e enviada a partir do disco rígido do seu computador, os dados ficaram gravados na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF20XX\transmitidas”. Este arquivo foi criado no momento em que você enviou a declaração anterior. 

A partir de 2013, a declaração também passou a poder ser transmitida por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Portanto, se você fez a declaração por meio do aplicativo do IR de um dispositivo móvel com sistema operacional Androidestes arquivos foram salvos na pasta \download. Basta localizar o arquivo e clicar sobre ele para acessá-lo.  

Por outro lado, se declaração foi transmitida por dispositivo móvel com sistema operacional iOS, os arquivos estarão na pasta do programa do Imposto de Renda do aparelho. Para localizar, é necessário utilizar o iTunes. 

Seja qual for o sistema operacional adotado, para conseguir localizar a declaração é preciso possuir instalado no aparelho o applicativo IRPF e ter uma cópia da declaração e recibo baixados no seu dispositivo.

3 – Pessoalmente

Se você tentou de tudo e não conseguiu recuperar o arquivo da Declaração do IR pelo computador ou por dispositivo móvel e o usuário não possuir um certificado digital ou cadastro prévio no portal e-Cac, será preciso comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita. Veja a lista de unidades em todos o país.

Leia também:

Invista de um jeito simples, sem economês. Aproveite a plataforma mais simples do mercado. Vem pro Nu invest!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!