Siga nossas redes

Economia

Veja os prazos para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022

Confira as datas de entrega do IR este ano para não levar multas.

Imposto de Renda

Quem é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda em 2022 (ano-base 2021) deve ficar atento aos prazos estabelecidos pela Receita Federal. Este ano, as datas retornam ao calendário tradicional, após o órgão ter postergado os prazos nos anos anteriores em decorrência da pandemia de covid-19.

Em 2022, a entrega da declaração do IR começou às 8h do dia 7 de março. Já a data limite para enviar o documento à Receita Federal foi prorrogada para o dia 31 de maio. Inicialmente, estava prevista para 29 de abril. Veja aqui todas as regras para entregar a declaração em 2022.

Quem perder o prazo da declaração e estiver obrigado a declarar estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

O cálculo é feito assim: se não há imposto devido, a multa é de R$ 165,74. Se há imposto devido, a multa é de 1% ao mês sobre esse valor, limitada a 20%. Além disso, são cobrados juros com base na Selic (taxa básica) enquanto durar o atraso.

O valor é o mesmo de anos anteriores, já que o governo não corrigiu a tabela do IR este ano. A correção não acontece desde 2015.

Novidades em 2022

Entre as novidades anunciadas pela Receita para este ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.

A Receita Federal espera receber ao menos 34,1 milhões de declarações de contribuintes este ano, a mesma quantidade de 2021.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.