Siga nossas redes

Economia

Extrato do INSS para Imposto de Renda: como tirar?

Documento para provar rendimentos à Receita Federal já está disponível.

Com o início da prestação de contas à Receita Federal neste ano, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam incluir o informe de rendimentos, junto a todos os outros, na declaração de Imposto de Renda (IR) até o dia 31 de maio. 

É importante os contribuintes se anteciparem em saber quais são as novas regras e os documentos necessários para declarar o IR, além de ter em mãos todos os comprovantes para conseguir entregar a declaração dentro do período determinado pela RF. 

O que é o extrato do INSS para Imposto de Renda?

O extrato do INSS para o IR é um informe de rendimentos fornecido anualmente pelo órgão emissor para ajudar na declaração de valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano (neste caso, 2022).

Quando sai o extrato do INSS?

O documento já está disponível e pode ser acessado pelo Meu INSS, site ou aplicativo. O cidadão não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato (a menos que queira), uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.

Como tirar o extrato do INSS para Imposto de Renda?

Pelo site ou aplicativo do INSS

O beneficiário precisa acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login com os dados do Gov.br. Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento.

Outra opção 

Outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.