Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam incluir o informe de rendimentos, junto a todos os outros, na declaração de Imposto de Renda (IR) que deve ser entregue até o dia 31 de maio. 

Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90, em 2023, vai precisar prestar contas ao leão. Lembrando que a aposentadoria é considerado um rendimento tributável,

Também fazem parte da lista de obrigações:

LEIA MAIS: Confira todas as informações e o passo a passo da declaração do IR aqui

O que é o extrato do INSS para Imposto de Renda?

O extrato do INSS para o IR é um informe de rendimentos fornecido anualmente pelo órgão emissor para ajudar na declaração de valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano (neste caso, 2023).

Quando sai o extrato do INSS?

O documento já está disponível e pode ser acessado pelo Meu INSS, site ou aplicativo. O cidadão não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato (a menos que queira), uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.

Como tirar o extrato do INSS para Imposto de Renda?

Pelo site ou aplicativo do INSS

O beneficiário precisa acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login com os dados do Gov.br. Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento.

Outra opção 

Outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.

Onde declarar o INSS?

Mônica Porto, contadora parceira da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que o informe de rendimentos do INSS deve ser declarado no campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” quando houver rendimentos tributáveis e em “Rendimentos Isentos” a parcela isenta, caso o contribuinte tenha mais de 65 anos e também em caso de moléstia grave.

Os rendimentos de 13° devem ser declarados na ficha de rendimentos tributados exclusivamente na fonte.