Truss, que ocupou cargos ministeriais em vários departamentos do governo, incluindo comércio, justiça e tesouro, disse que reduziria impostos e manteria uma linha dura contra o presidente russo, Vladimir Putin.
Johnson foi forçado a renunciar na quinta-feira (7) passada depois que seu governo implodiu devido a uma série de escândalos.
A disputa é pela liderança do governista Partido Conservador, com o vencedor tornando-se então primeiro-ministro. O objetivo é encontrar um sucessor até setembro.
“Vou liderar um governo comprometido com os princípios conservadores fundamentais: impostos baixos, controle firme dos gastos, impulsionar o crescimento da economia e dar às pessoas a oportunidade de alcançar tudo o que quiserem”, disse ela em um vídeo de campanha.
A disputa segue um dos períodos mais marcantes da história política britânica moderna, quando mais de 50 ministros do governo renunciaram, criticando caráter, integridade e incapacidade de Johnson de dizer a verdade.
Com muitos parlamentares descontentes com a permanência de Johnson no cargo até que um sucessor seja encontrado, o partido provavelmente acelerará o processo.
A questão dos cortes de impostos estava rapidamente se tornando a batalha central da disputa, com quase todos os candidatos prometendo cortar impostos para empresas ou pessoas físicas.