Trata-se de um encontro anual para tratar da crise climática global. Na conferência, países revisam, reforçam e atualizam seus compromissos, as chamadas “NDCs” (Contribuições Nacionalmente Determinadas), para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e adaptar-se às mudanças climáticas.
Em resumo, a COP30 é o principal fórum para negociações internacionais sobre o clima. Confira a seguir tudo o que você precisa saber para acompanhar o evento.
Desafios da COP30
Os principais desafios da COP30 são alinhar os compromissos de países desenvolvidos e em desenvolvimento em relação ao financiamento climático, garantir que as metas de redução de emissões sejam compatíveis com a ciência climática e lidar com os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas em populações vulneráveis.
A COP30 tem como objetivos principais avançar nas negociações climáticas internacionais, monitorar o cumprimento do Acordo de Paris (manter o aquecimento global abaixo de 2°C, com esforços para limitar esse aumento a 1,5°C) e estabelecer metas mais ambiciosas para a redução do aquecimento global.
Por que a COP30 será realizada em Belém?
A escolha de Belém para sediar a COP30 visa destacar os temas da desigualdade e da vulnerabilidade climática, justamente em uma cidade marcada pela pobreza, desafios de infraestrutura e desmatamento.
A cidade enfrenta fortes críticas por problemas logísticos, incluindo supervalorização de hospedagens, falta de infraestrutura e até ameaças ambientais pela instalação de uma rodovia na floresta amazônica. Inclusive, um grupo de 25 negociadores da COP30 assinou uma carta em protesto aos preços exorbitantes das hospedagens oferecidas para o evento ambiental.
A capital paraense espera receber cerca de 50 mil pessoas durante o evento.
SUS na COP30
Os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Belém estarão disponíveis para todos que participarem da COP30. Segundo o Ministério da Saúde, o atendimento será realizado em todos os três níveis de complexidade: primário, secundário e terciário.
Na área destinada ao evento, serão montados postos de atendimento médico temporários. Neles, serão feitos os primeiros atendimentos no período de 3 a 25 de novembro de 2025.
O monitoramento da operação de saúde na COP30 terá cooperação entre governos federal, estadual e municipal. Os representantes da rede de vigilância em saúde atuarão no Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS).
Programação
- Sumário dos líderes (Leaders’ Summit): nos dias 6 e 7 de novembro, abre oficialmente a COP30;
- Negociações principais e painéis temáticos: de 10 a 21 de novembro, no Parque da Cidade/Hangar em Belém, com participação da sociedade civil, indígenas, governos e setor privado;
- Também haverá eventos paralelos como o “Bringing the legacy of Rio to Belém” em Bonn no dia 17 de junho, com transmissão online.
Dias Temáticos
A programação da COP30 terá mais de 30 temas propostos para que os participantes do evento possam contribuir com soluções climáticas em áreas específicas. A partir da agenda, governos, sociedade civil, academia, setor empresarial e filantropia podem planejar melhor a participação no evento.
Os dias temáticos foram planejados para se alinhar com os seis eixos da Agenda de Ação da COP30:
- Energia, Indústria e Transporte;
- Florestas, Oceanos e Biodiversidade;
- Agricultura e Sistemas Alimentares;
- Cidades, Infraestrutura e Água;
- Desenvolvimento Humano e Social; e
- Questões Transversais.
Confira a programação temática:
- 10–11 de novembro: adaptação, cidades, infraestrutura, água, resíduos, governos locais, bioeconomia, economia circular e turismo;
- 12–13 de novembro: saúde, empregos, educação, cultura, justiça e direitos humanos, integridade da informação e trabalhadores. Estes dias também introduzem o balanço ético global, para reforçar equidade e responsabilidade moral na governança climática;
- 14–15 de novembro: energia, indústria, transporte, comércio, finanças, mercados de carbono e gases não-CO₂. Pretende apoiar esforço global para triplicar a energia renovável, dobrar a eficiência energética e fazer a transição dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa;
- 17–18 de novembro: florestas, oceanos e biodiversidade. Destaque para povos indígenas, comunidades locais e tradicionais, crianças e juventude, pequenos e médios empreendedores;
- 19–20 de novembro: agricultura, sistemas alimentares e segurança alimentar, pesca e agricultura familiar, liderança de mulheres e grupos de gênero e pessoas negras. Os últimos dias temáticos se concentrarão também em ciência, tecnologia e inteligência artificial.
Global Citizen Festival
O Global Citizen Festival no Brasil, que será realizado em Belém no dia 1º novembro, está diretamente relacionado à COP30. O festival tem como objetivo aproveitar a presença de líderes mundiais e ativistas para promover ações de combate à pobreza extrema e proteção ambiental, com foco na Amazônia.
O evento ocorrerá no Estádio Mangueirão e contará com a participação de artistas internacionais e brasileiros, como Anitta, Chris Martin (Coldplay), Gaby Amarantos e Seu Jorge.
Como acompanhar a COP30
As discussões da COP30 serão transmitidas ao vivo por plataformas digitais, canais de televisão parceiros e pela mídia oficial do evento. O público poderá acompanhar também pelas redes sociais e por canais de comunicação do governo federal.