Geral

Quebra de patentes de vacinas não resolve acesso do Brasil, dizem especialistas

Medida poderia gerar desconfiança para transferência de tecnologia de produção dos imunizantes

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 5 min

A ideia de quebrar patentes de vacinas contra a covid-19, mesmo que temporariamente, proposta pelo Congresso, é considerada um risco e não uma solução de curto prazo, já que poderia gerar desconfianças para transferência de tecnologia, e o país não tem hoje, capacidade para ampliar a produção de vacinas por conta própria.

Em duas sessões nesta quinta-feira no Senado e na Câmara, o tema foi discutido entre parlamentares e especialistas na área. Um projeto de lei sobre o tema foi retirado de pauta na quarta-feira a pedido dos líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO).

“Acho que quebra de patentes seria elemento que traria hoje dificuldades adicionais. Por vários motivos”, disse o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. “Não seria oportuno no momento e poderia trazer dificuldade para as próprias patentes brasileiras, que existem.”

Covas explica que a transferência de tecnologia hoje é fundamental para o Brasil, que não tem uma indústria de biofármacos forte, e a quebra de patentes romperia isso.

Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segue na mesma linha e diz que a patente de uma vacina é hoje apenas a ponta de um iceberg dentro de uma cadeia complexa de produção.

“O que eu sugiro é que se faça um diagnóstico da capacidade da produção industrial brasileira”, disse.

O projeto de lei, apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), prevê uma suspensão temporária das patentes por causa da pandemia, e segue a linha de uma proposta feita pela Índia, com apoio de países em desenvolvimento, à Organização Mundial de Saúde. O Brasil foi contrário à ideia, alinhando-se com países ricos, e o texto não avançou.

O governo federal é contra a proposta de Paim, mas o texto tem apoio de vários senadores e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), quer colocá-lo em votação no máximo na próxima semana.

Terceira via

De acordo com João Lucas de Almeida, diretor do departamento de direitos humanos e cidadania do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty vem trabalhando no que seria uma terceira via, uma tentativa com a Organização Mundial de Comércio (OMC) e outros países interessados, em ampliar a transferência de tecnologia das vacinas existentes para países que tenham condições de produzir vacinas.

Segundo o diplomata, ainda existe capacidade ociosa em alguns locais, mesmo que pouca, e a solução não seria imediata, mas para alguns meses, mas seria mais rápida e efetiva que a quebra de patentes.

“Temos que ser pragmáticos. Quebrar patentes nesse momento vai gerar uma desorganização do mercado, gerar um sentimento de desconfiança dos poucos supridores de vacina e poderia atrasar esse suprimento no curtíssimo prazo de vacinas que tanto queremos”, disse Almeida.

O diretor regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Rio de Janeiro, José Graça Aranha, defendeu em uma outra sessão de debates, dessa vez na Câmara dos Deputados, que a discussão sobre a quebra temporária de patentes ocorra com “cautela”, sob o risco de criar um ambiente desfavorável a investimentos.

Aranha lembrou ainda que é necessária uma “total coordenação” com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a Organização Mundial de Comércio (OMC).

O coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Carlos Gadelha, considerou “importante” a suspensão temporária da licença, mas alertou que apenas a quebra da patente não é suficiente. Para ele, é necessário que o país internalize o processo de produção de imunizantes.

Capacidade produtiva

A questão do como produzir foi também levantada no Senado. A falta de capacidade de produção de mais vacinas não ajudariam o país a melhorar sua vacinação porque não há capacidade produtiva.

“A deficiência de vacinas nesse momento não decorre da proteção patentária. Decorre da nossa insuficiência industrial”, disse o presidente do Butantan, que hoje é o maior produtor de vacinas da América Latina.

“O Brasil não tem uma indústria de biotecnologia desenvolvida. Tem algumas iniciativas no setor público e privado mas não tem uma política industrial. Então mesmo que houvesse quebra de patentes nesse momento não haveria como incorporar a produção, especialmente de vacinas mais complexas”, acrescentou.

A presidente da Fiocruz, outra instituição produtora de vacinas no país, apoia uma revisão da lei de propriedade intelectual, mas diz que hoje a quebra não resolveria.

“Com relação às patentes, eu acredito que há de ter uma revisão da lei de propriedade intelectual, mas nesse momento o importante, o fundamental é investir na produção local e com os acordos de transferência de tecnologia. É possível usar mecanismos de licença compulsória em áreas que sejam monopólicas e que prejudicam o acesso”, afirmou Nísia Trindade.

Mais Vistos