Siga nossas redes

Home broker: guia completo para usar a ferramenta que investe em ações

A imagem mostra as mãos de uma pessoa branca segurando um tablet preto. Na tela do site, vemos uma home broker com diversos gráficos, indicando que a pessoa possa estar analisando operações em intraday. (Foto: Shutterstock / sitthiphong)

Amplamente conhecido por agentes do mercado financeiro, o home broker é uma ferramenta utilizada por investidores e operadores em renda variável para a compra e venda de ativos, como ações. O objetivo da plataforma é funcionar como uma ponte entre eles e o mercado. 

Essa tecnologia surgiu como alternativa à mesa de operações e permite que o investidor opere sozinho, com o objetivo de facilitar suas transações no mercado financeiro. O home broker veio substituir, a partir do ano de 2000, o operador de pregão – aquela pessoa que ficava responsável por intermediar as compras e vendas no pregão da bolsa.

Confira a seguir como funciona um home broker, como operar a ferramenta e dicas sobre como escolher a melhor plataforma ao investir.

O que é home broker e como funciona?

Reprodução Bora Investir – B3

O home broker foi a primeira plataforma criada para que o investidor pudesse comprar e vender ações na bolsa.

A palavra home vem do inglês “casa”, ao passo que a tradução de broker pode ser entendida como “corretor”. O significado de broker pode ser interpretado como o intermediador entre quem está vendendo e quem está comprando um ativo.

“Como o próprio nome sugere, ele permite que o investidor opere como um broker, que é a pessoa que faz investimentos em bolsa de valores, de casa ou da sua plataforma doméstica”, explica Rodrigo Cohen, planejador financeiro, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos.

Quando a plataforma não existia, o investidor precisava entrar em contato com um intermediário, mais especificamente com o operador de pregão em bolsa, para fazer as negociações.

É a plataforma mais simples de utilizar para pessoa física, principalmente iniciante. Você pode acompanhar gráficos, a evolução das ações, dos preços. “Tem vários recursos, cada vez melhores e mais atualizados com a tecnologia pra tomar decisões”, explica Cohen.

Cada corretora possui seu próprio home broker e eles variam entre si. Para utilizar a ferramenta, basta um computador ou dispositivo móvel conectado à internet e uma conta na instituição financeira que oferece o serviço, já que o acesso é feito por meio de browser (navegador de internet) ou aplicativo.

Para que serve o home broker?

A principal função do home broker é proporcionar autonomia, agilidade e transparência para que o investidor possa acompanhar o mercado em tempo real e tomar suas decisões de investimento, explica Anderson Silva, especialista em mercado de capitais e sócio da GT Capital.

A plataforma online de negociação permite que o investidor coloque suas intenções de compra e venda de ativos. O objetivo é intermediar as operações e dar acesso àqueles com pouca ou nenhuma experiência com o mercado financeiro. O investidor pode comprar e vender ativos como ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento e derivativos.

Espaço B3/Divulgação B3 

Quais os custos?

Majoritariamente, o home broker não possui custo. Existem plataformas profissionais ou mais arrojadas para o investidor que já opera mais na bolsa e faz investimentos com frequência maior, instaladas em computador.

“Tem corretoras que não cobram de acordo com o número de operações que você faz, mas o home broker não é cobrado e você pode operar normalmente. Quando você tem a plataforma profissional, que não é o home broker, aí sim você precisa pagar e o custo varia”, comenta Cohen.

Silva também menciona as ferramentas pagas e diz que os clientes podem contratar plataformas desenvolvidas por empresas de tecnologia e vincular à sua conta, como Profit, Tryd (as mais conhecidas), entre outras. 

Os custos variam de acordo com as ferramentas que essas plataformas irão disponibilizar. Mas, via de regra, o home broker não possui custos. Quando eles ecistem, costumam ser taxas de corretagem (que variam conforme a corretora e o ativo) e de custódia (paga à B3 pela intermediação da operação).

Principais vantagens do home broker

Transparência e agilidade

Cohen enumera que entre as vantagens da plataforma, estão a possibilidade de ver as cotações em tempo real, ler gráficos, acompanhar as variações de preço, usar indicadores técnicos, estatísticas de análise gráfica e análise técnica, muito utilizada por traders.

Essas operações podem ser feitas de maneira rápida a qualquer hora durante o período de funcionamento do mercado.

Autonomia

“Com o home broker, você não precisa mais de alguém para ajudar. Desde 2000, as pessoas já puderam passar a operar tecnologicamente sozinhas, de forma individual, sem necessidade (de forma direta) de algum intermediário entre o investidor e a corretora”, afirma Cohen. 

Com a plataforma, o investidor possui liberdade de fazer inúmeras operações de maneira autônoma. Fora isso, como o acesso é feito pela internet, as negociações podem ocorrer de qualquer lugar.

Economia

Como dito anteriormente, o home broker é gratuito. Os únicos custos envolvidos são possíveis taxas e eles são menores que os da mesa de operações, já que quem as realiza é o próprio investidor e não operadores da corretora, diminuindo assim a taxa de corretagem.

No entanto, Cohen menciona que agora há várias plataformas, além do home broker, que são utilizadas pela maioria do varejo e com mais vantagens.

“Já existem plataformas mais avançadas nas quais o custo não é tão alto assim. Algumas são de graça, por incentivo das corretoras, e tem muitas vantagens. Você consegue ver muitas informações: variação do preço de várias ações simultaneamente, índice Ibovespa, notícias em tempo real, balanço das empresas, análise fundamentalista e até vídeos de análise gráfica”, exemplifica.

Funcionalidades do home broker

Cada home broker possui funcionalidades diferentes e que variam por corretora. As corretoras têm seus home brokers personalizados com nomes, logos e informações sobre elas. No entanto, há “funcionalidades gerais” deste tipo de plataforma.

Segundo Silva, apesar da variação, a maioria das corretoras disponibiliza recursos como o livro de ofertas, gráficos para acompanhar a ação do preço ao longo do tempo e a boleta, em que o investidor preenche informações como ticker do ativo, quantidade, preço, validade e se deseja comprar ou vender. 

Confira mais sobre algumas funcionalidades:

Book de ofertas e acesso a informações do mercado

No home broker é possível ver, por meio do livro de ofertas, as ordens de compra e de venda, quem está comprando e quem está vendendo, qual o preço de cada ativo e a quantidade. “Lá, o investidor toma a sua decisão”, diz Cohen.

Além de acompanhar a cotação das ações em tempo real, o book de oferta mostra as intenções de compra e venda, funcionalidade utilizada para que o investidor acompanhe as negociações do mercado.

Ordens de compra e venda

Como dito anteriormente, o investidor pode tomar decisões de compra ou venda de ações no home broker. As ordens podem ser simples, como uma ordem de mercado, ou mais complexas, como uma ordem de limite ou stop loss, que será mencionada a seguir.

Stop gain

Silva cita que, além das funcionalidades já mencionadas, os clientes podem usar estratégias já com alvo de ganho e limite de perda pré-definidos, mais conhecidos no mercado como stop gain e stop loss.

O stop gain (em tradução livre, “parar de ganhar”) é um comando que automatiza a venda de papéis com base em um preço-alvo, mais especificamente, o investidor estabelece um valor máximo de valorização do ativo e, quando atingido, a ferramenta vende automaticamente.

Stop loss

De maneira similar ao stop gain, o stop loss (“parar de perder”, em português) é um comando que automatiza uma ação, no entanto, eles são inversos.

No stop loss, o sistema vende um ativo para evitar grandes desvalorizações, ou seja, evitando maiores perdas. Aqui, o investidor define um limite de perda e, quando atingido, uma ordem de venda é enviada automaticamente para o sistema.

Gerenciamento de carteira

O home broker permite que o investidor gerencie sua carteira de investimentos, podendo visualizar posições, acompanhar o desempenho de suas aplicações e realizar ajustes conforme necessário.

Outras funções

Algumas corretoras também podem oferecer no home broker a análise de mercado mais detalhada, como gráficos e indicadores técnicos ou recursos de educação financeira, como cursos e webinars.

Passo a passo para operar em home broker

Para operar com essa ferramenta, o ideal é que o investidor veja algum tutorial antes, já que cada home broker tem uma série de funcionalidades diferentes que varia por corretora, recomenda Cohen. 

Um exemplo é o curso da B3 e Genial investimentos sobre como operar com o home broker. Primeiramente, é preciso ser cliente de uma corretora e possuir acesso ao seu home broker.

Confira abaixo o passo a passo:

Crie sua conta e encontre seu perfil de investidor

Após escolher sua corretora, criar e acessar sua conta na plataforma, é necessário responder algumas perguntas para descobrir seu perfil de investidor: moderado ou arrojado (os conservadores não podem utilizar o home broker).

Para operar, obviamente, é necessário enviar seu dinheiro para a plataforma, o que pode ser feito por meio de transferência bancária, boleto ou cartão de crédito.

Acesse o site ou aplicativo da corretora

Dependendo da corretora, você pode acessar pelo navegador ou por um aplicativo. 

Escolha um ativo

Tendo dinheiro em sua conta na corretora, você já pode selecionar os ativos nos quais deseja investir. Você pode escolher entre ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento e outros.

Neste momento, o investidor tem contato com o livro de ofertas, que informa o preço de compra e venda. Para procurá-lo, basta inserir o ticket da ação ou o nome da empresa/fundo.

Compre o ativo

Para investir em um ativo, você precisa realizar uma ordem de compra ou venda. Uma ordem de compra indica que você deseja comprar um determinado ativo, enquanto uma ordem de venda indica que você deseja vender um determinado ativo.

Nesta etapa, o investidor define qual a quantidade de ativos que deseja comprar e qual o valor a ser investido, dados informados na boleta de ordem.

Após enviada a boleta com sua proposta, caso algum investidor esteja interessado em comprar ou vender o ativo por esse preço, a operação será concluída e o negócio fechado, quando isso ocorrer, o ativo ficara disponível na sua ​carteira de investimentos​.

Como escolher o melhor home broker?

Segundo Cohen, a melhor dica para escolher um home broker, na verdade, escolher uma boa corretora, porque, diz ele, há pouca diferença entre uma plataforma e outra.

Anderson Silva, especialista em mercado de capitais, afirma que, para escolher o melhor home broker, o investidor deve entender suas necessidades operacionais e avaliar se a corretora atende a essas necessidades, incluindo suporte técnico e estabilidade de conexão.

“Embora muitos home brokers sejam semelhantes, a adaptabilidade às funções e ao layout pode ser um fator decisivo. A ideia principal é proporcionar autonomia ao investidor”, diz o sócio da GT Capital.

Confira abaixo algumas dicas, segundo os especialistas:

  • Avalie as corretores e suas taxas;
  • Leia as avaliações de outros investidores;
  • Analise e compare as funcionalidades dos home brokers com base no que você precisa e no tipo de investimento que você faz;
  • Avalie o suporte técnico da corretora;
  • Verifique se a plataforma possui estabilidade de conexão.

Confira também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.