Siga nossas redes

Índice de Sharpe: entenda como ele pode ajudar a investir

O Índice de Sharpe é uma ferramenta que pode ajudar a escolher ativos com boa retorno e baixo risco.

A imagem mostra uma pessoa sentada em uma mesa, fazendo cálculos em um bloco de notas. Ela também usa um notebook. (Foto: Shutterstock / PaeGAG)

O Índice de Sharpe une os dois indicadores que os investidores mais utilizam para avaliar uma aplicação: retorno e risco. Independente do investimento ou objetivo, esses são dados que o investidor nunca deve desconsiderar e precisa sempre avaliá-los juntos antes da decisão de compra ou venda de um ativo.

Pensando em facilitar a vida do investidor, o indicador considera o rendimento e volatilidade dentro de um certo período, analisando qual o retorno para cada risco da aplicação. 

Veja abaixo perguntas e respostas sobre o Índice de Sharpe:

O que é Índice de Sharpe?

O Índice de Sharpe é um indicador que avalia o risco e o retorno de um determinado investimento. Foi criado por William Sharpe, um matemático e estatístico americano, Nobel de Economia em 1990.

O índice apura o retorno médio de um ativo em um determinado período e a volatilidade (desvio padrão) desse retorno médio. Com base nisso, ele chega a um valor. Atualmente, os referenciais de valores são os seguintes:

  • Índice de Sharpe 1: ótimo investimento
  • Índice de Sharpe = 0,5: bom investimento
  • Índice de Sharpe = 0: investimento ruim 
  • Índice de Sharpe < 0: investimento péssimo

É o mais utilizado na hora de avaliar fundos de investimentos e analisar a volatilidade do ativo nas mãos do gestor. 

Para que serve o Índice de Sharpe e por que ele foi criado?

O Índice de Sharpe serve para o investidor comparar duas ou mais aplicações com retornos semelhantes e descobrir qual oferece mais ou menos riscos, facilitando a decisão de compra ou venda do ativo. 

William Sharpe criou o indicador justamente porque ele não achava eficiente avaliar apenas a rentabilidade das aplicações financeiras. Se o retorno for muito alto e o risco também, será que compensa? Por isso, o economista criou o Índice de Sharpe em 1966 – o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de economia.

Essa decisão cabe apenas ao investidor, mas a métrica permite que ele encontre o investimento com melhor remuneração e menor risco possível — ou, dependendo do seu objetivo, escolher arriscar mais por um retorno maior e vice-versa. 

Desse modo, a função do indicador é proporcionar uma análise integrada da rentabilidade e volatilidade, principalmente de fundos de renda fixa, fundos de ações e outros tipos de fundos de investimentos. 

Índice de Sharpe: fórmula e como calcular

A fórmula do Índice Sharpe é a seguinte:

S = Rp – Rf / σP

Sendo:

  • Rp = Rendimento do portfólio ou do ativo;
  • Rf = Taxa livre de risco — como é o caso da taxa Selic;
  • σP = Desvio padrão da performance do fundo ou volatilidade do ativo – o sigma da fórmula (σ) é uma letra grega que significa volatilidade.

Pode parecer difícil, mas é bem simples na prática. Confira um exemplo:

Vamos considerar o ativo A e o B. No A, temos a taxa de livre de risco em 12%, o retorno médio do ativo de 16% e a volatilidade anual de 8%. Já o B tem a taxa livre de risco também em 12%, o retorno médio do ativo de 12% e o risco de 6%. 

Considerando a fórmula, no ativo A temos:

S = 16-12 / 8

S = 4 / 8

S = 0,5

Nesse caso, podemos concluir que cada 1 ponto de risco corrido com o ativo “A” ocasionou em um retorno de 0,5 ponto de retorno acima do recebido em uma aplicação livre de risco. 

Agora, vamos para B:

S = 12-12 / 6

S = 0 / 8

S = 0,0

Ou seja, o investimento não entrega um rendimento acima de uma aplicação sem risco. Nesse caso, seria melhor investir em uma aplicação conservadora, como o Tesouro Selic, já que o retorno não vale o risco. 

Com esse indicador, o investidor percebe que mesmo A e B tendo retornos parecidos, eles não são iguais e, ao menos nesse caso, a aplicação A é bem melhor que B.

Como o Índice de Sharpe pode ajudar a tomar decisões na hora de investir?

Para o investidor, o índice de Sharpe tem duas utilidades: analisar um investimento e descobrir qual é o melhor para investir. 

Primeiro, o indicador fornece duas informações essenciais sobre um investimento: risco e rendimento. São dois dados essenciais antes de tomar qualquer decisão. A seguir, entenda melhor o que os referenciais querem dizer:

Índice de SharpeRetornoVolatilidade Significado
1AltoBaixaÉ um investimento estável, consistente e que entrega altos rendimentos. 
= 0,5ModeradoModeradoTrata-se de uma aplicação com boa consistência e um rendimento mediano.
= 0BaixoDependeIndependente do risco (alto ou médio), o  investimento não entrega um retorno acima de um ativo livre de risco (como a Selic), então, não vale a pena.
< 0BaixoBaixoNão entrega nem segurança e nem rentabilidade, então, não é um bom investimento. 

Além da interpretação do próprio ativo, serve para comparar ativos com rentabilidades semelhantes. Por exemplo, se houver duas aplicações com rentabilidade de 15%, como escolher a melhor? Via de regra, quanto mais rentável e menos arriscada um investimento for, melhor.

Pontos de atenção ao utilizar o Índice de Sharpe

Assim como qualquer indicador financeiro, é importante não analisar o Índice de Sharpe de forma isolada. Embora o índice seja considerado uma excelente ferramenta, é preciso avaliar outros indicadores e compará-los entre os investimentos para ter certeza da decisão de compra e venda. 

Por exemplo, alguns ativos sofrem influência direta da economia, então, podem estar com o Índice de Sharpe baixo no momento, mas historicamente são consistentes, representando uma oportunidade. 

Da mesma forma, é possível uma aplicação estar com o indicador alto no momento devido a uma alta recente do mercado, mas esse resultado não se manter no longo prazo. 

Por isso, o ponto de atenção é não avaliar apenas o indicador e considerar sempre seu contexto. Para ter uma noção melhor do histórico, especialistas indicam que o investidor filtre índice de Sharpe para períodos maiores. Quanto maior for a constância do indicador, melhor. 

Contudo, encontrar fundos de longo prazo com uma boa performance assim é bem raro, já que, conforme aumenta o número de interessados, o patrimônio aumenta e o gestor tem mais dificuldade de manter o desempenho. Como solução, os gestores costumam fechar para captação de recursos.

Para completar, outro elemento importante é o objetivo e perfil investidor. A pessoa pode estar mais atrás de rentabilidade, então, aceita uma volatilidade. Nesse caso, não pode apenas se basear no Índice de Sharpe. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.