Equanto você dormia…
- Às 7h, os futuros de NY seguiam em queda, prenunciando uma sessão mais morna: S&P 500 –0,24% e Nasdaq –0,43%.
- A Europa abriu em alta moderada com tração em telecom e alívio político nos EUA; o índice STOXX 600 sobe +0,5%.
- As bolsas da Ásia terminaram as sessões com movimento moderados: o Nikkei, da bolsa de Tóquio, fechou em queda de –0,14%, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, terminou com leve alta de +0,18%.
- O índice dólar (DXY) apresenta alta de 0,04% aos 99,67 pontos. O petróleo Brent também entra o dia em leve alta de 0,35% cotado a US$ 64,41 o barril A Treasury de 10 anos fica no “modo feriado” (com o mercado de Treasuries fechado no Veterans Day): a última leitura foi de 4,11%.
Destaques do dia
- O Ibovespa emendou 14 pregões de alta — a maior sequência em 31 anos — e fechou em 155.257 pontos, reacendendo o debate sobre preço relativo da bolsa brasileira estar alto ou ainda permencer abaixo da média histórica.
- E daí? Para a bolsa, a sequência forte de elevações e a discussão sobre os preços locais estarem descontados na comparação com outros mercados mantêm estrangeiros no centro do fluxo de recursos para as companhias listadas no Brasil. Mas a ata do Copom e o IPCA podem ajustar o tom, se surpreenderem. No melhor cenário, o BC sinaliza a aproximação do ciclo de cortes de juros e a inflação vem mais comportada que o previsto.
Giro pelo mundo
- Feriado nos EUA: ações abrem normalmente, mas mercado de Treasuries fecha; liquidez em juros menor e foco em falas de integrantes do Fed, o banco central americano, ao longo do dia.
Giro pelo Brasil
- O Ibovespa marcou na segunda-feira a 14ª alta seguida. Na sessão desta terça-feira, pode igualar o recorde de pregões seguidos no azul que ocorreu entre maio e junho de 1994.
Giro corporativo
- A Oi telecom tem falência decretada. Os serviços essenciais seguem em operação provisória enquanto ativos são preparados para venda. Próximos passos: decisões sobre a massa falida e eventuais leilões.
- A Braskem fechou um acordo de R$ 1,2 bilhão para indenizar Alagoas pelo desastre ambiental com afundamentos do solo em Maceió.
Agenda do dia
- 08:00: Brasil — Ata do Copom. Sinalizações para a trajetória da Selic.
- 09:00: Brasil — IPCA de outubro (IBGE). Dado-chave para a curva de juros.
- 09:00: Brasil — INPC de outubro (IBGE). Leituras adicionais de preços e custos da construção.
- Balanços no Brasil antes da abertura: BTG Pactual
- Balanços no Brasil após o fechamento: B3
Ótima terça-feira e bons negócios!