Siga nossas redes

IN$ Entrevista

O novo projeto de Marcelo Gleiser: um retiro para lideranças na Toscana

Island of Knowledge é um retiro idealizado por um dos intelectuais de maior impacto no pensamento contemporâneo brasileiro.

Executivos seniores do tipo C-Level terão um espaço dedicado a eles na Toscana, a partir de outubro, para desenvolver a liderança empresarial diante dos desafios atuais do mundo. O Island of Knowledge é um retiro idealizado pelo intelectual Marcelo Gleiser, que busca inspirar visões transformadoras que vão além do ambiente corporativo.

A ideia surgiu ao longo da “carreira dupla” desse pesquisador em física, cosmologia e astronomia, diante da preocupação sobre como a ciência é percebida e qual é o seu potencial para o florescimento humano. Em uma conversa de cerca de 30 minutos com o InvestNews, Marcelo fala da conectividade entre a liderança e o planeta Terra.

“Um líder é uma pessoa que é capaz de impor mudanças que podem percolar através da empresa e com um potencial de transformação muito grande no mundo”

Marcelo Gleiser, intelectual do pensamento contemporâneo

Inspirado no título de um dos livros do cientista – A Ilha do Conhecimento, publicado em 2015 – o Island of Knowledge surgiu a partir de uma metáfora. Afinal, quando se fala em uma ilha, pensa-se em isolamento. Trata-se de algo muito semelhante à imagem que se tem das lideranças. “It’s lonely at the top (É solitário no topo)”, lembra Gleiser.

Paraíso fiscal
Quando se pensa em uma ilha, pensa-se em isolamento; algo muito semelhante à imagem das lideranças (Crédito: Pixabay)

Conectividade e interdependência

Porém, é exatamente essa visão que o projeto quer transformar, a partir de experiências profundas e imersivas que permitem alinhar a liderança a um mundo em constante mudança e que sente o impacto do progresso. “Nada pode ser tratado de forma isolada”, afirmou. Para o entrevistado, o pensamento sistêmico é essencial no processo de liderança.

“Não existe uma ilha isolada, a menos que se olhe de forma superficial. Embaixo d’água, todas as ilhas estão conectadas pelo planeta; o mar, que parece ser um obstáculo é, na verdade, um lugar onde se pode ir de uma ilha a outra”

Marcelo Gleiser, em entrevista ao InvestNews

Assim, a partir do entendimento de que qualquer parte do sistema é codependente das outras partes, o Island of Knowledge traz a seguinte provocação: como a empresa se coloca nessa visão sistêmica? Mais do que isso: como as lideranças empresariais estão conectadas nesse processo?

“O que o Island of Knowledge oferece é esse transporte, ideológico, intelectual, corporativo de como os executivos se relacionam com um mundo que está em profunda transformação, de forma atualizada e globalizada, e que sente o custo ecológico do crescimento industrial”, resume o idealizador do projeto. “Quem entra nesse lugar sai de lá diferente”, completa.

Na prática

A ideia é combinar um conteúdo didático e pedagógico direcionado à liderança com atividades dinâmicas e exercícios em grupo desenhados para os líderes entenderem o papel que têm, de modo a transformar não a visão só na empresa, mas enquanto ser humano. “Fora isso, tem a Toscana”, emenda Gleiser. 

Pôr do sol em uma colina da Toscana, Itália.

Essa região no centro da Itália, próxima a Siena e Florença, que abriga paisagens exuberantes e arquitetura medieval. A começar pela igreja construída no fim de 1.500 e que serviu como local de adoração de uma obra de arte renascentista. Foi ali que o cientista se inspirou para essa missão. Confira essa e outras histórias na conversa com o InvestNews

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.