O gaúcho Diego Puerta, de 50 anos, foi um dos principais responsáveis por trazer a Dell Technologies (D1EL34) para o Brasil e, depois de 23 anos, tornou-se o CEO da empresa no país. Nascido na pequena cidade de Alegrete, ele trocou a carreira no mercado financeiro pela tecnologia, após se apaixonar pela história da fabricante americana que revolucionava o mercado de computadores pessoais.
Graduado em administração de empresas, Puerta conta em entrevista ao InvestNews que decidiu cursar um mestrado pela UC Berkeley na Califórnia, nos Estados Unidos, e ficou fascinado pela revolução tecnológica que presenciou no Vale do Silício, polo industrial e de inovação onde estão localizadas as principais empresas de computação e tecnologia da informação do mundo.
Durante seu trabalho de conclusão de curso, o executivo conta que seu trabalho no mestrado foi um estudo sobre a história da Dell. “Conheci a empresa, a trajetória do Michael Dell [fundador], o modelo operacional”, diz.
Do Vale do Silício ao Sul do Brasil
Ao retornar ao Brasil, o executivo foi trabalhar em uma consultoria no Rio Grande do Sul que tentava atrair novas empresas e indústrias para o estado. E uma das empresas que o estado queria atrair era justamente a Dell, após descobrir que havia interesse da companhia americana em investir na América Latina.
Puerta agiu rápido. Contatou os responsáveis pela empresa e os convidou para conhecer o Rio Grande do Sul. Ele chegou a segurar a plaquinha com os nomes dos executivos no aeroporto para recepcionar os convidados e, em 1999, a Dell instalou a primeira fábrica no Brasil, na cidade gaúcha de Eldorado.
“Tive a oportunidade de não apenas começar a operar a Dell no Brasil, fui um dos primeiros funcionários contratados, mas eu participei também do processo de seleção da localidade onde a empresa ia se instalar no país.”
Trajetória profissional
Durante os 23 anos trabalhando na companhia, Puerta passou por dez funções em diferentes áreas. Após começar no setor de marketing, ele tornou-se vendedor na área comercial, trabalhou em planejamento e serviços e soluções.
Em 2017, assumiu o cargo de vice-presidente para o segmento de clientes finais e pequenas empresas. Foi também responsável por consolidar lideranças em mercados importantes, como o segmento de pequenas empresas e computadores de linha premium.
Em outubro de 2020 assumiu a presidência da Dell no Brasil, liderando toda a operação da companhia que é uma das líderes do segmento de tecnologia no país. Atualmente, a fábrica da Dell está instalada na cidade de Hortolândia, no interior paulista.
“Somos o único país do mundo que tem uma fábrica atendendo apenas o país. Temos uma fábrica no Brasil que produz 95% do que a gente vende.”
A Dell, que viu sua demanda aumentar durante a pandemia de covid-19, com a procura por notebooks e soluções tecnológicas, quer ser o principal fornecer de infraestrutura para auxiliar as empresas brasileiras na transformação digital. E, em 2023, o principal investimento é na capacitação de mão-de-obra.
Veja também
- O roteador da sua casa pode estar no meio da Guerra Fria entre China e Estados Unidos
- Fabricante de chips Broadcom vive seu ‘momento Nvidia’
- Intel deveria ter se concentrado em IA em vez de fazer chips, diz fundador da TSMC
- Parceiras e rivais: Apple planeja lançar chips de modem para superar Qualcomm
- Com lucros das Big Techs minguando, investidores buscam novas apostas