Gigante dos calçados, a Skechers será adquirida pela gestora 3G Capital por US$ 63 por ação. Dessa forma, a companhia encerra três décadas como empresa de capital aberto, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (5).

O valor representa um prêmio de 30% sobre a avaliação atual da empresa na bolsa, alinhado com outras transações recentes de aquisição.

Com o anúncio, as ações da Skechers dispararam mais de 25% nesta manhã. A 3G Capital é gerida pelo trio Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles.

“Com um histórico de sucesso de vendas, a Skechers entra em um novo capítulo com a parceria da 3G Capital”, informou o CEO da empresa, Robert Greenberg, em nota oficial.

Segundo ele, a experiência da gestora com grandes marcas globais será um apoio estratégico importante. “Acreditamos que a parceria ajude nossa equipe a continuar atendendo nossos consumidores e impulsionar o crescimento de longo prazo da empresa.”

Verejo

A transação acontece em um momento delicado para o setor de varejo — especialmente o de calçados — que depende do consumo não essencial e de cadeias de produção internacionais agora ameaçadas por novas tarifas comerciais anunciadas pelo ex-presidente Donald Trump.

Na semana passada, a Skechers assinou uma carta, junto a outras empresas do setor, pedindo ao governo norte-americano que isente o setor das novas tarifas. E, recentemente, a companhia retirou sua projeção de lucros para 2025, citando incertezas econômicas provocadas pelas tensões comerciais globais.

A empresa não revelou quanto da sua cadeia de produção está concentrada na China — atualmente alvo de tarifas de até 145% — mas ressaltou que dois terços da receita vêm de fora dos EUA, o que ajuda a reduzir o impacto direto das tarifas.

3G de olho na Skechers

A decisão de vender a empresa não foi motivada pela guerra comercial e a 3G Capital já demonstrava interesse na Skechers há anos.

Para a gestora, o cenário de tarifas pode gerar incertezas no curto prazo, mas o potencial de crescimento da marca continua sólido no longo prazo.

A Skechers é hoje a terceira maior fabricante de calçados do mundo, atrás apenas de Nike e Adidas.

Após a aquisição, Robert Greenberg continuará como CEO, mantendo a atual estratégia da companhia.