Negócios

4 famosas que são sócias de empresas da bolsa

Gisele Bündchen, Fiorella Mattheis, Xuxa e Anitta estão entre as personalidades.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 5 min

As marcas têm trazido para perto delas personalidades famosas, com o objetivo não só de dar mais visibilidade aos negócios, mas também agregar valor, por meio do conhecimento e do público impactado por essas pessoas. Pelo menos quatro empresas brasileiras de capital aberto adotaram esse ovimento.

Dentre as que já iniciaram essa jornada, estão a empresa de gestão ambiental Ambipar, que tem a modelo Gisele Bündchen como acionista e integrante do seu Comitê de Sustentabilidade; o e-commerce de itens usados Enjoei, que comprou a marca Gringa, fundada pela modelo e atriz Fiorella Mattheis, que continua fazendo parte da empresa; a rede de depilação Espaço Laser, que iniciou sociedade com a Xuxa em 2015, além do Nubank, que anunciou, em junho do ano passado, que a cantora pop Anitta passou a fazer parte do seu conselho de administração.

Rob Correa, analista de investimentos e autor do livro “Guia Do Investidor de Sucesso no Longo Prazo”, explica que algo em comum em todos as empresas no momento de buscar parceria com esses famosos é o poder de influência dessas personalidades. “Essas companhias dão um rosto humano às operações, não apenas a frieza e distanciamento da imagem institucional”, explica.

O especialista também afirma que as empresas estão percebendo que apenas uma propaganda com uma personalidade não tem o mesmo efeito de ter essa mesma pessoa como parte integrante do negócio. “Além disso, essas companhias buscam famosos que tenham o perfil da empresa e que provoquem no público algum tipo de identificação. A Anitta, por exemplo, atrai muito o público jovem e é uma mulher que passa a imagem de ser autêntica e forte, valores positivos para o Nubank”, reitera.

Confira abaixo mais detalhes sobre as participações dos famosos em empresas:

Gisele Bündchen na Ambipar

Gisele Bundchen/Reprodução

Ambipar (AMBP3), empresa especializada em resposta a emergências e gestão de resíduos ambientais, informou em julho que a modelo Gisele Bündchen se tornou acionista da empresa, mas na ocasião não revelou qual sua participação nas ações adquiridas.

A modelo também passou a integrar o Comitê de Sustentabilidade da companhia, que tem o objetivo de promover a gestão estratégica dos negócios e soluções com foco em sustentabilidade. Ainda segundo a companhia, Gisele passou a atuar na promoção da imagem institucional da marca Ambipar e de seus produtos e serviços, especialmente nos pilares ambientais, sociais e de governança (ESG na sigla em inglês) desenvolvidos pelo grupo.

Fiorella Mattheis na Enjoei

Fiorella Mattheis/Divulgação

Enjoei (ENJU3) informou, em dezembro do ano passado, a assinatura de contrato para a compra do site Gringa. Fundado em 2020 pela modelo e atriz Fiorella Mattheis, o e-commerce atua na intermediação da venda de artigos de luxo usados.

“Com a aquisição da Gringa, a companhia reforça sua estratégia de crescimento ao ampliar o seu sortimento e se posiciona no crescente e rentável mercado de luxo, continuando a incentivar a extensão da vida útil dos produtos e a promoção da economia circular”, disse a Enjoei em nota.

De acordo com comunicado, a operação consistiu na aquisição de 95% do total do capital social da Gringa mediante o pagamento de R$ 14,25 milhões, desembolsado em duas parcelas anuais. Também ficou prevista uma parcela adicional contingente e variável, que será apurada após o encerramento do exercício social de 2024. Fiorella seguirá à frente da Gringa como executiva e embaixadora.

Xuxa na EspaçoLaser

Xuxa na Eapaçolaser/Reprodução

A apresentadora e cantora Xuxa tem participação na rede de depilação EspaçoLaser (ESPA3). De acordo informações disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Xuxa tem 2.264.409 ações da companhia, o que representa 0,92% dos papéis em circulação.

A companhia iniciou com duas lojas próprias em 2004 que se transformaram em 40 até 2015, quando iniciou sua estratégia de franquias e uma sociedade com José Carlos Semenzato e a Xuxa. O ‘efeito Xuxa’ foi logo sentido no primeiro ano de parceria, quando o número de 40 franquias planejadas saltou para 120 inauguradas, lembrou o CEO do EspaçoLaser, Paulo Morais, em entrevista ao Investnews, publicado em setembro. A companhia estreou na B3 em fevereiro deste ano. O preço foi fixado a R$ 17,90 por ação na oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), no centro da faixa indicativa. A operação captou R$ 2,64 bilhões.

Anitta no Nubank

Anitta no Nubank/Divulgação

A cantora Anitta e o Nubank, maior banco digital independente do mundo, anunciaram em junho que a artista passou a fazer parte do conselho de administração da empresa. A artista passou a ter um papel ativo nas decisões estratégicas, com a participação em reuniões trimestrais com os outros seis conselheiros e a diretoria do banco.

A cantora é a terceira mulher do conselho de administração do Nubank. Ela se juntou a outras profissionais, como Anita Sands, professora da universidade americana de Princeton e ex-diretora de operações do banco suíço UBS, e Jacqueline Reses, ex-presidente da fintech Square e atual presidente do Conselho Consultivo Econômico do FED, o banco central norte-americano. 

Mais Vistos