O sonho de abrir um negócio próprio nos próximos três anos faz parte da vida de 50 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Para quem tem medo de tirar o plano do papel, as franquias são uma opção. A vantagem é que oferecem um modelo de negócio validado e testado, além do suporte para colocá-lo em prática.
No Brasil, há aproximadamente 5 mil marcas franqueadas. É importante que, antes de adquirir um negócio, o empreendedor verifique quais delas são associadas à Associação Brasileira do Franchising (ABF). A entidade também emite relatórios de desempenho do mercado para verificar quais segmentos se destacaram durante o ano.
De acordo com a última publicação, o setor de saúde, beleza e bem-estar registrou aumento de 11,5% no faturamento, o de limpeza e conservação se expandiu cerca de 13,8%, o de serviços e outros negócios cresceu em 8,6% e o de alimentação alcançou 3,7%.
Para auxiliar no processo de escolha de uma franquia, veja a seguir redes que podem render um faturamento a partir de R$ 50 mil por mês ao franqueado. É importante ressaltar que o faturamento de um negócio é diferente de sua lucratividade, que é o ganho auferido após todas as despesas e impostos. Confira algumas opções abaixo:
ItCase
A ItCase, rede de acessórios para celular, está presente em 10 estados brasileiros. A marca exige de um a três funcionários para quem quer abrir uma unidade. O número de lojas da ItCase saltou de uma para 58 unidades em um ano.
- Fundação: 2016
- Entrada no franchising: 2020
- Investimento inicial: R$ 130 mil
- Faturamento mensal previsto: R$ 100 mil
- Número de unidades: 58
- Número de funcionários exigidos: 2 a 3 funcionários
- Capital de giro para ingressar: R$ 10.000
- Taxa de franquia: R$ 30.000
- Taxa de royalties mensal sobre os ganhos: 5%
- Taxa de publicidade mensal sobre os ganhos: 2%
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Ecoville
Com sede em Joinville (SC), a Ecoville fabrica e comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas, como alvejantes, detergentes, amaciantes e limpa-vidros. Além da venda feita por uma rede de revendedores diretamente na casa dos consumidores, os produtos fabricados são comercializados nas 341 lojas da marca.
- Fundação: 2010
- Entrada no franchising: 2016
- Investimento inicial: R$ 149.000
- Faturamento mensal previsto: R$ 100.000
- Número de unidades: 341
- Número de funcionários exigidos: 3
- Capital de giro para começar: R$ 30.000
- Taxa de franquia única: R$ 50.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade fixa mensal: R$ 500
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
B-Burger
A rede de hamburguerias foi fundada em Sergipe. Em 2021, o influencer e humorista Carlinhos Maia e a 300 Franchising ingressaram no grupo com o objetivo de levar a marca para todo o mundo.
- Fundação: 2018
- Entrada no franchising: 2021
- Investimento inicial: R$ 160.000
- Faturamento mensal previsto: até R$ 120.000
- Número de unidades: 359
- Número de funcionários exigidos: 6 funcionários
- Capital de giro inicial: R$ 20.000
- Taxa de franquia única: R$ 50.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 1%
- Prazo de retorno do investimento: 12 meses
Nails2You
Marca especializada em serviços voltados para a saúde e beleza das unhas, sobrancelhas e cabelo, que conta atualmente com 85 unidades no país.
- Fundação: 2002
- Entrada no franchising: 2016
- Investimento inicial: modelos de negócio de R$ 90.000 a R$ 150.000
- Faturamento mensal previsto: R$ 80.000
- Número de unidades: 85 unidades
- Número de funcionários exigidos: 4
- Capital de giro inicial: R$ 10.000
- Taxa de franquia única: ingresso de R$ 30.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: R$ 1.500
- Prazo de retorno do investimento: 12 meses a 1 ano
Senhor Smart
A rede de franquias presta assistência e assessoria técnica para smartphones e tablets. Há mais de cinco anos no mercado, e com profissionais com mais de 20 anos de experiência na área de smartphones, tem 157 unidades pelo Brasil.
- Fundação: 2011
- Entrada no franchising: 2015
- Investimento inicial: R$ 49.000 loja express e R$ 100.000 loja premium
- Faturamento: R$ 50.000 a R$ 100.000
- Número de unidades: 157
- Número de funcionários exigidos: 2
- Capital de giro inicial: R$ 5.000
- Taxa de franquia única: R$ 30.000 modelo express e R$ 40.000 modelo premium
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 2%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 2%
- Prazo de retorno do investimento: 6 a 10 meses
Skamoto
Presente há mais de 10 anos no mercado, Skamoto é uma rede de comida japonesa. Atualmente tem unidades em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para atender a um público que valoriza a boa gastronomia em um ambiente aconchegante, todas as lojas da marca contam com layout sofisticado.
- Fundação: 2010
- Entrada no franchising: 2017
- Investimento inicial: R$ 150.000
- Faturamento mensal: até R$ 120.000
- Número de unidades: 13
- Número de funcionários exigidos: 5
- Capital de giro inicial: R$ 20.000
- Taxa de franquia única: R$ 40.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 6%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 2%
- Prazo de retorno do investimento: a partir de 12 meses
Heilige
Fundada em 2010, a Heilige, rede de cervejarias que conta com diversos estilos de cervejas e pratos harmonizados com as bebidas. Atualmente está presente em 15 estados brasileiros, com modelo de negócio enxuto e de fácil operação.
- Fundação: 2010
- Entrada no franchising: 2020
- Investimento inicial: R$ 249.000
- Faturamento: até R$ 100.000
- Número de unidades: 189
- Número de funcionários exigidos: 1
- Capital de giro inicial: R$ 20.000
- Taxa de franquia única: R$ 50.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 1,5%
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Veja também
- 41 profissões em alta para 2022: veja as áreas mais promissoras