Cabine de primeira classe da Air France
Com 3,5 metros quadrados, nova cabine de primeira classe da Air France quer oferecer ‘sensação de jato privado’. Foto: Bloomberg

A Air France revelou uma nova versão de cabine para a primeira classe de seus aviões. Batizada de La Première, o redesenho da primeira classe busca atrair clientes abastados com uma experiência de viagem que a companhia aérea francesa diz ser semelhante a embarcar em um jato privado.

Em um primeiro momento, 19 aviões Boeing 777-300ER da Air France serão equipados com a nova cabina. Serão quatro suítes fechadas por uma cortina, com 3,5 metros quadrados de espaço privativo, incluindo um assento e uma chaise longue que se transforma em uma cama de tamanho completo. A cabine, que levou três anos para ser desenvolvida, é cerca de um quarto mais espaçosa do que a versão anterior, de acordo com Ben Smith, o CEP da empresa-mãe, a Air France-KLM.

“Queremos que o cliente tenha uma experiência tão próxima quanto possível de um jato privado”, disse Smith durante um evento em Paris onde a companhia aérea apresentou o novo produto. “É discreta, é privada, é exclusiva. Também é muito mais barata do que um jato privado.”

A Air France investiu 1 bilhão de euros (US$ 1,09 bilhão) nos últimos cinco anos para melhorar a jornada do cliente, focando na elegância francesa, vinhos finos e culinária de alto nível. A empresa inaugurou espaçosas suítes privadas no aeroporto Charles de Gaulle no ano passado para os portadores de bilhetes de primeira classe La Première, buscando diferenciar o produto mesmo antes de os passageiros embarcarem no avião.

Os voos entre Paris e o aeroporto JFK, de Nova York, serão os primeiros a apresentar a La Première redesenhada nas próximas semanas, destacando a importância das rotas transatlânticas para a companhia aérea. Cortinas do chão ao teto proporcionam privacidade, enquanto os compartimentos superiores foram substituídos por armazenamento ao nível do chão para duas malas, para aumentar a sensação de espaço, disse Smith.

Concorrência

A companhia aérea está introduzindo o produto em um momento de maior incerteza econômica. Algumas companhias aéreas nos EUA afirmaram que as viagens domésticas mostraram sinais de enfraquecimento, à medida que os clientes repensam seus hábitos de consumo. E a Air France enfrenta uma concorrência acirrada, tanto de companhias aéreas como a Deutsche Lufthansa AG e sua cabine redesenhada Allegris, quanto de empresas como Emirates e Qatar Airways, que elevaram os padrões da viagem aérea de luxo.

A Lufthansa planeja revelar seu novo produto de primeira classe em uma aeronave ainda em março.

Em média, um voo de ida e volta para Nova York na La Première custa cerca de € 10 mil, em comparação com € 6 mil na classe executiva, disse Fabien Pelous, vice-presidente sênior de experiência do cliente da Air France.

Smith afirmou não ter observado sinais de fraqueza nas viagens premium, com as rotas transatlânticas e intereuropeias ainda fortes.

“Paris ainda é o destino número um para o qual as pessoas vêm por muitas razões”, disse o CEO. “É incrível o que as pessoas estão dispostas a gastar.”