A Airbus está enfrentando dificuldades para aumentar a produção de seu jato A350, conforme lida com atrasos contínuos na chegada de peças de fuselagem da Spirit AeroSystems, afirmaram fontes do setor.

Os atrasos colocam em dúvida a capacidade da Airbus de elevar a produção acima dos níveis atuais de cerca de seis jatos por mês pelo menos até o final deste ano, embora ainda espere atingir sua meta de 12 por mês durante 2028, acrescentaram.

Fontes dizem que a empresa está pronta para anunciar um atraso de até um ano na entrada em serviço da versão cargueiro do jato A350, após problemas de produção e na cadeia de suprimentos.

O atraso poderá ser anunciado já na quinta-feira (20), quando o fabricante europeu de aviões divulgar resultados anuais.

A Airbus não comentou o assunto.

Um porta-voz da Airbus não quis comentar esse problema, mas fez menção a comentários feitos em outubro, na esteira do balanço de nove meses da companhia, quando a Airbus manteve a meta de 2028, mas afirmou estar “gerenciando ativamente desafios específicos na cadeia de suprimentos” que podem afetar a produção de 2025.

A Spirit AeroSystems se recusou a comentar.

A Reuters noticiou em outubro que o fornecimento de peças importantes à Airbus estava atrasado e a Airbus confirmou posteriormente as preocupações com o ritmo do ramp-up em 2025.

Agora, parece cada vez mais incerta a possibilidade de qualquer aumento significativo na produção do modelo A350 em 2025 e possivelmente em parte de 2026, disseram as fontes.

A Airbus reduziu pela metade a produção do A350 durante a pandemia, para cinco por mês, e a restaurou parcialmente em 2023, para seis por mês, e desde então tem lutado para se manter acima desse nível, segundo as fontes.

A Airbus entregou dois A350s em janeiro deste ano.