A SouthRock, antiga operadora de marcas como Subway e Starbucks no Brasil, informou nesta terça-feira (1) que seu plano de recuperação judicial foi homologado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, conforme comunicado encaminhado à imprensa.
Segundo o documento, a homologação da SouthRock é “passo fundamental” em sua trajetória de restruturação.
“O plano homologado contempla a monetização de ativos supervisionada pelo Judiciário, a aplicação de medidas contínuas de transparência e proteção das operações, além da expectativa de venda de Unidade Produtiva Isolada (UPI) ou eventual financiamento DIP”, disse a companhia no comunicado.
O DIP – ou “debtor-in-possession” – é um tipo de financiamento concedido a empresas em dificuldades financeiras.
A companhia entrou em recuperação judicial no final de 2023, após entrar com pedido para restruturar suas operações em outubro do mesmo ano.
Dificuldades na recuperação judicial
Em fevereiro deste ano, A SouthRock não havia conseguido a aprovação de todas as classes de credores para seu plano de recuperação judicial.
Em assembleia na época, a classe de credores com garantia real da companhia — que tem na prática apenas um credor — votou contra o plano de recuperação do grupo, que operava a rede de cafeterias Starbucks no Brasil. Era preciso ter a maioria em todas as classes.
A empresa concluiu no ano passado contrato para venda das operações das lojas Starbucks no país para a Zamp, operadora de marcas como Popeyes e Burger King no Brasil, após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).