A Walt Disney Company anunciou nesta quarta-feira (7) planos para seu primeiro parque temático no Oriente Médio, uma vasta propriedade de resort no emirado de Abu Dhabi.

O 13º parque da empresa será construído e operado pelo Grupo Miral, de acordo com o anúncio. A Disneyland Abu Dhabi será construída na Yas Island, um grande centro turístico nos Emirados Árabes Unidos que inclui os parques temáticos Ferrari World, Warner Bros. World e SeaWorld, construídos pelo Miral.

Será a primeira nova localização da empresa desde a inauguração do Shanghai Disney Resort em 2016. A empresa de entretenimento com sede em Burbank, na Califórnia, havia delineado anteriormente um plano de dez anos para acelerar o crescimento em sua divisão de parques — seu negócio mais lucrativo.

Os “imaginadores” da Disney estão na fase de projetar o resort e suas atrações, um processo que normalmente leva cerca de dois anos, segundo Josh D’Amaro, que lidera a divisão de parques temáticos, navios de cruzeiro e produtos de consumo da empresa. Uma vez que os projetos estejam completos, o parque levará de cinco a seis anos para ser construído.

Detalhes como o custo e as atrações do resort não foram divulgados.

‘Enorme oportunidade’

“O projeto é incrivelmente ambicioso, e o terreno que estamos construindo será grande o suficiente para apresentar todas as nossas franquias”, disse D’Amaro em uma entrevista. “O Oriente Médio é uma região do mundo onde sentimos ter uma enorme oportunidade, e encontramos tanto uma localização quanto um parceiro que são uma ótima combinação para a ambição que temos.”

O resort será o mais tecnologicamente avançado da Disney, e o Miral financiará a totalidade do projeto, disse D’Amaro. O novo parque dará à empresa uma presença no maior hub aéreo global do mundo, com mais de 120 milhões de passageiros viajando anualmente por Abu Dhabi e Dubai — sem nenhum compromisso de capital.

Os funcionários da Disney estiveram em negociações com o Miral por cerca de 18 meses e receberam sua gestão em Burbank no ano passado para revisar propostas, disse D’Amaro.

A Disney anunciou planos no ano passado para dobrar o investimento de capital em seus negócios de resorts para US$ 60 bilhões nos próximos dez anos, para acelerar o crescimento em seu negócio de experiências.

Como parte disso, a empresa está dobrando o tamanho de sua frota de cruzeiros para 13 navios até 2031 e construindo uma área dedicada aos vilões em seu Walt Disney World Resort na Flórida.

Concorrência

A rival Comcast, com suas Universal Destinations & Experiences, está inaugurando um novo parque temático na Flórida mais tarde neste mês e está avançando nos planos para construir seu primeiro parque temático na Europa no Reino Unido, um potencial competidor para a Disneyland Paris.

O resort em Abu Dhabi será a sétima localização global da Disney a apresentar parques temáticos, ao lado de propriedades na Califórnia, Flórida, Tóquio, Paris, Xangai e Hong Kong. Xangai levou cerca de sete anos para ser inaugurado após o anúncio formal.

O parque em Abu Dhabi irá mesclar a arquitetura local com os designs da Disney, tornando o resort “autenticamente Disney e distintamente Emirati”, disse Bob Iger, diretor executivo da Disney, em um comunicado.

Uma imagem conceitual fornecida pela Disney mostrou estruturas contemporâneas que lembram o horizonte de Abu Dhabi, embora as atrações exatas fossem difíceis de discernir. Espera-se que o parque tenha um castelo, peça central dos resorts da Disney desde o original Disneyland em 1955.

Disney Abu Dhabi
Disney anuncia construção de novo parque, dessa vez em Abu Dhabi. Foto: Divulgação

A Yas Island é uma área de resort construída pelo homem que ocupa quase 10 milhas quadradas (26 quilômetros). Localizada a cerca de 30 minutos do centro da cidade de Abu Dhabi, a ilha possui praias, compras, parques temáticos, hotéis, campos de golfe e inúmeras outras atrações.

Nos últimos meses, a Disney abriu lojas independentes nos Emirados Árabes Unidos, que registraram forte demanda, disse D’Amaro.

No entanto, nem todas as ofertas da empresa tiveram sucesso no país. Em 2022, os Emirados Árabes Unidos — que criminalizam relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo — proibiram a exibição de Lightyear, um filme derivado de Toy Story dos estúdios Pixar Animation que inclui um beijo entre pessoas do mesmo sexo.

D’Amaro disse que a Disney opera em todo o mundo e sempre adere aos seus próprios padrões e valores, bem como às leis e regulamentos locais.

Mais cedo na quarta-feira, a Disney relatou lucros do segundo trimestre fiscal que superaram as expectativas e aumentou sua previsão para o ano inteiro. Os resultados foram impulsionados por lucros maiores nos parques temáticos domésticos, nos serviços de streaming da empresa e em seu estúdio de cinema.

A receita geral subiu 7% para US$ 23,6 bilhões, enquanto o lucro por ação ajustado aumentou 20% para US$ 1,45, superando as estimativas de US$ 1,20.