As big techs Apple (AAPL34), Alphabet (GOGL34) e Amazon (AMZO34) divulgaram nesta quinta-feira (2) seus balanços financeiros do 4º trimestre de 2022. Entre os resultados, apenas a Amazon se destacou, superando as expectativas de agentes do mercado.
Apple
A Apple divulgou nesta quinta-feira (2) vendas e lucro abaixo das expectativas de Wall Street, influenciados pelas fracas vendas de iPhones após restrições da covid-19 na China interromperem a produção do produto mais vendido da empresa.
As vendas da Apple recuaram 5% no trimestre, para US$ 117,2 bilhões, com queda em todas as partes do mundo.
A Apple ainda registrou queda nas vendas em cada categoria de produtos, exceto pelos ganhos em serviços e iPads.
O lucro por ação da empresa foi de US$ 1,88, a primeira vez que a Apple entrega um resultado abaixo da expectativa do mercado desde 2016. Analistas esperavam vendas de US$ 121,1 bilhões e lucro de US$ 1,94 por ação, segundo dados do IBES, da Refinitiv.
As ações da Apple caíam 5% no pós-mercado.
O dólar forte também prejudicou a empresa, que obtém mais da metade de suas vendas fora das Américas, mas o efeito foi menor que o esperado, pois a moeda norte-americana já cedeu dos picos atingidos no ano passado. A Apple havia alertado os investidores de que tais questões cambiais prejudicariam as vendas em 10%, mas disse nesta quinta-feira que o efeito real foi de 8%.
Alphabet
A Alphabet divulgou nesta quinta-feira receita trimestral abaixo do esperado, à medida que o negócio de anúncios digitais da dona do Google teve dificuldades em meio à desaceleração econômica.
A receita de publicidade do Google, que inclui buscas e YouTube, caiu de US$ 61,2 bilhões para 59 bilhões, já que os anunciantes – os maiores contribuintes para as vendas da Alphabet – diminuíram gastos para lidar com a inflação persistente, altas taxas de juros e temores de recessão.
O lucro líquido da Alphabet caiu para US$ 13,6 bilhões, ou US$ 1,05 por ação, de US$ 20,64 bilhões, ou US$ 1,53 por ação, um ano antes.
A receita subiu de US$ 75,33 bilhões para 76,05 bilhões em um ano. Analistas, porém, esperavam receita de US$ 76,53 bilhões, segundo dados do IBES, da Refinitiv.
Na véspera, a também gigante de tecnologia Meta impressionou os investidores com seus resultados trimestrais. A empresa apresentou promessas de corte de custos e aumento nas ofertas para capitalizar melhor o dinheiro dos anúncios.
Amazon
A Amazon previu nesta quinta-feira que seu lucro operacional pode continuar caindo, diante de restrições de gastos de consumidores e clientes da sua divisão de computação em nuvem.
E, ainda que a receita do último trimestre de 2022 tenha superado as expectativas de Wall Street, o crescimento das vendas da lucrativa divisão de nuvem desacelerou.
Enquanto planeja cortar custos, a Amazon está buscando novas receitas diante dos preços mais altos da gasolina e do consumidor.
A Amazon estimou lucro operacional entre 0 e US$ 4 bilhões no atual trimestre, em comparação com US$ 3,7 bilhões no mesmo período do ano anterior. Analistas esperavam US$ 4,04 bilhões, segundo a FactSet.
A companhia registrou vendas trimestrais acima do esperado por analistas, segundo resultados divulgados nesta quinta-feira, uma vez que ofertas da varejista durante o período de férias ajudaram a atrair compradores.
A Amazon aproveitou sua enorme base de assinantes Prime e ofereceu descontos atraentes que contribuíram para impulsionar as vendas em sua plataforma de comércio eletrônico, apesar da turbulência econômica.
A maior varejista online do mundo disse esperar vendas líquidas entre US$ 121 bilhões e 126 bilhões neste primeiro trimestre. Analistas projetavam US$ 125,11 bilhões, de acordo com dados do IBES, da Refinitiv.
As vendas líquidas da Amazon foram de US$ 149,2 bilhões no quarto trimestre, em comparação com as expectativas dos analistas de US$ 145,42 bilhões.
*Com Reuters
Veja também
- BNDES e Banco de Desenvolvimento da China assinam primeiro empréstimo em moeda chinesa
- O professor de biologia que se reinventou no digital e virou sócio de bilionário
- Como Adriana Auriemo construiu a Nutty Bavarian, das castanhas com aroma de caramelo e canela
- Todo mundo quer ser bet: Globo, Grupo Silvio Santos e Flamengo planejam suas próprias casas de apostas
- Empresa apoiada por Mubadala vê ativos dobrando para US$ 100 bilhões