O departamento comercial do governo e um de seus bancos estatais de desenvolvimento, a Industrial Development, estão em negociações com a ArcelorMittal South Africa sobre o potencial fechamento da siderúrgica de Newcastle, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque as discussões não são públicas.
A operação, localizada na província oriental de KwaZulu-Natal, produz tipos de aço usados nas indústrias automotiva, de mineração e de construção civil, cruciais do país
Em 1º de abril, a empresa anunciou que a IDC — sua maior acionista depois da controladora — realizaria uma auditoria prévia com o objetivo de adquirir uma participação maior na empresa, conhecida como Amsa.
Uma decisão pode surgir nos próximos dias. Mas a siderúrgica já está perdendo dinheiro, com todo o grupo se tornando deficitário, disseram as fontes.
Prazo da ArcelorMittal
A ArcelorMittal definiu a data de 30 de setembro para seu fechamento, juntamente com outra usina em Vereeniging, que também produz os chamados produtos longos. Esse é o prazo final para o fechamento das usinas, que a Amsa havia anunciado inicialmente como previstas para novembro de 2023.
Isso afetaria 3.500 empregos diretos e dezenas de milhares a mais em indústrias que dependem das usinas. Os tipos de aço não são produzidos por concorrentes locais e teriam que ser importados.
O departamento de comércio “está em discussões contínuas com a Amsa sobre o possível fechamento de Newcastle”, afirmou em resposta a perguntas. “Desde o início deste processo, o objetivo do departamento tem sido manter a capacidade de produção de aço longo do país.”
A Amsa, que não respondeu a um pedido de comentário, reiterou em 11 de agosto que, a menos que uma solução seja encontrada, as usinas serão fechadas.
A empresa informou que descontos injustos no preço da sucata usada por concorrentes locais — que produzem alguns dos produtos mais básicos da Amsa — estão entre as causas de seus prejuízos.
A produtora de aço também reclamou do preço caro da energia, da proteção limitada contra importações de aço da China e de um serviço ferroviário estatal mal administrado.
As ações da empresa caíram 31% este ano em Joanesburgo, dando-lhe um valor de mercado de 1,06 bilhão de rands, abaixo do pico de 116 bilhões de rands em 2008. Em seu último ano fiscal, sua receita foi de quase 40 bilhões de rands.