A marca de luxo Giorgio Armani nomeou o veterano da empresa Giuseppe Marsocci como CEO, enquanto a grife italiana considera uma possível venda após a morte de seu fundador.

Marsocci está há 23 anos na Armani, atuando como vice-diretor administrativo e diretor comercial, informou a empresa em comunicado nesta quinta-feira (16).

O conselho selecionou Marsocci, de 61 anos, em uma tentativa de dar continuidade após a morte de Giorgio Armani, aos 91 anos, no início de setembro. Leo Dell’Orco, sócio e principal assessor do fundador, é o presidente do conselho da Armani.

A sobrinha de Armani, Silvana Armani, que lidera o design feminino, será nomeada vice-presidente.

Transição na Armani

A transição de liderança ocorre em um momento desafiador para as marcas de luxo globais, depois que consumidores abastados reduziram os gastos com criações de moda caras, bolsas e relógios.

As vendas da Armani caíram 5% no ano passado, indo para € 2,3 bilhões (US$ 2,7 bilhões), em meio à incerteza econômica e à desaceleração da demanda na China.

O testamento do estilista instruiu a empresa sediada em Milão a encontrar um parceiro estratégico para adquirir uma participação inicial de 15% em 18 meses, com a possibilidade de aumentá-la para quase 70% em cinco anos. Como alternativa, a empresa poderia ser listada em bolsa de valores.

A experiência de Marsocci inclui gestão de marcas de luxo e uma passagem de cinco anos pela Fila Sport.