O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que, na semana comemorativa do Dia das Mães (de 8 a 14 de maio de 2023), as vendas do varejo cresceram 3,7% na comparação com o ano passado (de 2 a 8 de maio de 2022). Apesar do avanço, o movimento mostra uma desaceleração sobre o crescimento de 6,9% do ano anterior.
- Veja também: qual o significado de GMV e como calcular
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os desafios econômicos e o pouco incentivo ao consumo seguem tornando os consumidores mais cautelosos com os gastos.
“A inflação e a taxa de juros continuam desencorajando compras e investimentos”
economista da Serasa Experian, Luiz Rabi
- Confira a cotação AMER3 em tempo real
Considerando somente o final de semana (de 12 a 14 de maio), o aumento foi maior, de 5,4%, na comparação com 2022.
“A alta mais expressiva no final de semana da data no país pode significar que as pessoas deixaram para as últimas horas as compras dos presentes”, diz Rabi.
Veja também
- Shopee se torna lucrativa e ajuda controladora Sea a superar estimativa de receita
- Nem tudo é remédio: a receita da Panvel para crescer 50% em quatro anos
- Mesmo após ajuste de preços, Ambev segue pressionada por ameaça do câmbio e matérias-primas
- De olho na Black Friday, Natura lança loja virtual no Mercado Livre
- Stone vê maior queda do ano em vendas no varejo em setembro