O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um novo financiamento para a Embraer (EMBR3) fornecer 14 aeronaves para a companhia aérea norte-americana Republic Airways, afirmou o presidente da instituição de fomento, Aloizio Mercadante, nesta terça-feira.
O banco informou em comunicado que a operação soma aproximadamente 1,4 bilhão de reais e envolve aeronaves do modelo E-175 para a empresa que atua exclusivamente com aviões da fabricante brasileira. A Reuters já havia noticiado o valor do empréstimo mais cedo citando fonte.
O BNDES também aprovou crédito de aproximadamente 1 bilhão de reais para a produção de aeronaves para futura exportação, por meio do BNDES Exim Pós-Embarque (comercialização) e do BNDES Exim Pré-Embarque (produção) — linhas tradicionais do banco que apoiam empresas brasileiras em diferentes etapas da exportação.
Conforme o comunicado do banco, na compra dos aviões pela Republic, a operação do BNDES Exim Pós-Embarque cobrirá uma parcela do investimento total da companhia aérea. As aeronaves serão entregues pela Embraer entre 2023 e 2024.
No crédito via BNDES Exim Pré-Embarque, os recursos serão utilizados pela empresa brasileira para produção de aeronaves comerciais dos modelos 175-E1, 190-E1, 190-E2 e 195-E2.
Neste ano, além das 14 aeronaves para a Republic Airways, o BNDES financiou a comercialização de três aviões Embraer para a egípcia CIAF — em abril — e outros 11 para a também norte-americana Alaska Airways — em junho. No ano, os desembolsos para a fabricante brasileira somam 778 milhões de dólares
Segundo Mercadante, o banco financiou nove aeronaves em 2022.
Por volta de 13:30, as ações da Embraer subiam 0,58%, a 17,20 reais, enquanto o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, perdia 0,89%.
Veja também
- Embraer negocia venda de cargueiro C-390 para África do Sul
- Embraer sobe 715% em 4 anos, quase tanto quanto a Nvidia. Entenda a ascensão
- Agro bomba e exportadoras aproveitam janelas de negociação com o dólar forte
- De olho na demanda, Embraer lança centro de manutenção de motores em Portugal
- Eve, da Embraer, lança protótipo de táxi voador