A fornecedora de peças automotivas Robert Bosch planeja cortar 5,5 mil postos de trabalho em todo o mundo, principalmente na Alemanha, à medida em que os problemas da cadeia de suprimentos do setor automobilístico se espalham pela indústria.
A Bosch, a maior fornecedora automotiva do mundo em termos de receita, cortará cargos relacionados tanto a produção de carros autônomos quanto de automóveis tradicionais na Alemanha, de acordo com uma declaração do sindicato IG Metall. Uma porta-voz da Bosch confirmou que a empresa pretende eliminar 5,5 mil postos de trabalho em todo o mundo, incluindo 3,8 mil postos na Alemanha.
“A indústria automotiva está sofrendo com um excesso de capacidade significativo”, disse a Bosch em um comunicado, acrescentando que o número real de reduções será determinado em negociações com representantes dos trabalhadores. “A concorrência e a pressão sobre os preços continuaram a se intensificar.”
A Bosch, de capital fechado, é um dos maiores nomes do setor automotivo, com seus componentes sendo utilizados em praticamente todos os 1,5 bilhão de veículos em operação no mundo. Fabricando de tudo, desde velas de ignição até software de direção automatizada, a empresa investiu pesadamente em novas tecnologias, mas está sofrendo com a queda na demanda por carros novos.
A produção de automóveis na Europa ainda não recuperou seu pico pré-pandêmico de cerca de 16 milhões de veículos, e os executivos estão agora reduzindo suas operações para se prepararem para uma demanda permanentemente menor. A Bosch disse que a produção global de automóveis pode diminuir este ano e se recuperar apenas modestamente em 2025.
Os cortes planejados pela empresa são o sinal mais recente da dor que se espalha pela indústria de peças automotivas, um setor que emprega cerca de 1,7 milhão de trabalhadores em toda a União Europeia. Empresas como a Continental AG e a ZF Friedrichshafen AG, bem como uma série de empresas menores, estão reduzindo o número de empregos em resposta à desaceleração da demanda.
As montadoras automotivas também estão reduzindo seu quadro de funcionários. Na quarta-feira, a Ford Motor Co. anunciou planos para eliminar mais 4.000 empregos na Europa, cerca de 14% de sua força de trabalho local. A Volkswagen AG está considerando medidas que incluem o fechamento de fábricas sem precedentes na Alemanha. O Mercedes-Benz Group AG também está planejando cortes de custos.
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