Ainda não se sabe quem ganhou a corrida pelo posto de maior vendedora mundial de veículos elétricos em 2024. Mas a chinesa Build Your Dreams (BYD) registrou um salto nas vendas e já se aproxima da atual líder, a Tesla. A fabricante de automóveis de Shenzhen, que parou de fabricar veículos inteiramente movidos a combustíveis fósseis em 2022, atingiu um novo recorde em dezembro, impulsionada por subsídios e oferecendo incentivos extras aos compradores.
Foram 509.440 veículos híbridos plug-in e elétricos puros só no mês passado, de acordo com a empresa, levando o total anual a 4,25 milhões de veículos de passeio, uma alta de 41% em relação a 2023.
Considerando apenas os elétricos puros, onde a Tesla predomina, a BYD registrou 207.734 vendas em dezembro, totalizando 1,76 milhão em 2024.
Já a Tesla, que liderou as vendas de elétricos puros entre janeiro e setembro, ainda não divulgou seus dados para o quatro trimestre de 2024. A empresa liderada por Elon Musk definiu a meta de registrar “crescimento leve” nas vendas, o que representa 1,81 milhão de entregas.
Para chegar lá, ela precisava ter entregue pelo menos 515 mil veículos elétricos entre outubro e dezembro. Segundo analistas, a estimativa é que a montadora fique ligeiramente abaixo dessa expectativa, com 510.400 entregas.
Até setembro, a BYD tinha 1,16 milhão de veículos elétricos puros vendidos, atrás da Tesla por 124.100 unidades. Com o aumento no último trimestre, ela pode ficar muito perto de superar sua rival americana em vendas anuais. A BYD só ultrapassou a Tesla uma vez — em um trimestre, nos fim de 2023.
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Mercado doméstico, Brasil e Europa
Os ganhos da BYD foram impulsionados por vendas domésticas na China — e auxiliados na segunda metade do ano pelo aumento dos subsídios para convencer os motoristas a abandonarem os carros a gasolina.
No Brasil, um dos maiores mercados externos da BYD, a empresa está sob escrutínio devido a alegações de que funcionários atuando na construção de uma nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia, estariam trabalhando sob condições análogas à escravidão.
Mas a meta da BYD de vender cerca de meio milhão de veículos fora da China também ficou aquém das expectativas. O principal motivo foi a resistência da União Europeia, que impôs tarifas adicionais sobre os veículos elétricos chineses.
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Enquanto isso, nas montadoras tradicionais…
A ascensão da BYD como uma marca de automóveis mais vendida contrasta com as dificuldades enfrentadas por um número crescente de gigantes do setor automotivo tradicional, como a Nissan, a Volkswagen e a Stellantis. As marcas ocidentais de automóveis têm enfrentado quedas nas vendas na China, enquanto também ficam para trás na transição para veículos elétricos.
A ascensão da BYD ajudará a consolidar seu lugar entre as maiores fabricantes de automóveis globalmente. Seu aumento nas vendas totais a coloca perto de superar a Ford e a Honda também em termos anuais. A alta nas vendas levarão a receita anual da empresa a ultrapassar US$ 100 bilhões pela primeira vez.
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