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BYD tem alta de 41% nas vendas em 2024 e se aproxima da líder Tesla

Fabricante chinesa bateu recorde histórico em dezembro, enquanto Tesla deve terminar ano aquém da própria meta

Linha de montagem da BYD

Ainda não se sabe quem ganhou a corrida pelo posto de maior vendedora mundial de veículos elétricos em 2024. Mas a chinesa Build Your Dreams (BYD) registrou um salto nas vendas e já se aproxima da atual líder, a Tesla. A fabricante de automóveis de Shenzhen, que parou de fabricar veículos inteiramente movidos a combustíveis fósseis em 2022, atingiu um novo recorde em dezembro, impulsionada por subsídios e oferecendo incentivos extras aos compradores.

Foram 509.440 veículos híbridos plug-in e elétricos puros só no mês passado, de acordo com a empresa, levando o total anual a 4,25 milhões de veículos de passeio, uma alta de 41% em relação a 2023.

Considerando apenas os elétricos puros, onde a Tesla predomina, a BYD registrou 207.734 vendas em dezembro, totalizando 1,76 milhão em 2024.

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Já a Tesla, que liderou as vendas de elétricos puros entre janeiro e setembro, ainda não divulgou seus dados para o quatro trimestre de 2024. A empresa liderada por Elon Musk definiu a meta de registrar “crescimento leve” nas vendas, o que representa 1,81 milhão de entregas.

Para chegar lá, ela precisava ter entregue pelo menos 515 mil veículos elétricos entre outubro e dezembro. Segundo analistas, a estimativa é que a montadora fique ligeiramente abaixo dessa expectativa, com 510.400 entregas.

Até setembro, a BYD tinha 1,16 milhão de veículos elétricos puros vendidos, atrás da Tesla por 124.100 unidades. Com o aumento no último trimestre, ela pode ficar muito perto de superar sua rival americana em vendas anuais. A BYD só ultrapassou a Tesla uma vez — em um trimestre, nos fim de 2023.

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Foto: Qilai Shen/Bloomberg

Mercado doméstico, Brasil e Europa

Os ganhos da BYD foram impulsionados por vendas domésticas na China — e auxiliados na segunda metade do ano pelo aumento dos subsídios para convencer os motoristas a abandonarem os carros a gasolina.

No Brasil, um dos maiores mercados externos da BYD, a empresa está sob escrutínio devido a alegações de que funcionários atuando na construção de uma nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia, estariam trabalhando sob condições análogas à escravidão.

Mas a meta da BYD de vender cerca de meio milhão de veículos fora da China também ficou aquém das expectativas. O principal motivo foi a resistência da União Europeia, que impôs tarifas adicionais sobre os veículos elétricos chineses.

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Enquanto isso, nas montadoras tradicionais…

A ascensão da BYD como uma marca de automóveis mais vendida contrasta com as dificuldades enfrentadas por um número crescente de gigantes do setor automotivo tradicional, como a Nissan, a Volkswagen e a Stellantis. As marcas ocidentais de automóveis têm enfrentado quedas nas vendas na China, enquanto também ficam para trás na transição para veículos elétricos.

A ascensão da BYD ajudará a consolidar seu lugar entre as maiores fabricantes de automóveis globalmente. Seu aumento nas vendas totais a coloca perto de superar a Ford e a Honda também em termos anuais. A alta nas vendas levarão a receita anual da empresa a ultrapassar US$ 100 bilhões pela primeira vez.

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