O Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou na noite de quarta-feira (19) que iniciou uma investigação para “apurar a legalidade” de produtos denominados “pó para preparo de bebida sabor café”.

A bebida foi apelidada de “cafake” ou “café fake”. Embora não seja a primeira vez que ela apareceu nas prateleiras de supermercados, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) afirmou que voltou a identificar a venda do produto, que coincide com a alta recorde nos preços do café arábica.

Em nota ao InvestNews, o ministério informou que realizou fiscalizações em três estados: São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

“A presença de cascas e grãos defeituosos de café, de aromatizantes e da informação sobre o uso de polpa de café como ingrediente, sem que esta tenha sido encontrada nos estabelecimentos, motivou a apreensão cautelar e o aprofundamento das análises”, afirmou a pasta, ressaltando que uma análise ainda deve ser feita para confirmar se houve fraude na produção.

De acordo com a Abic, o “pó com sabor café” pode ser produzido a partir de cascas, palha, folhas, paus ou qualquer parte da planta exceto a semente do café.

O Ministério da Agricultura diz que fiscaliza a venda de produtos alimentícios deve ter “origem vegetal”, ser segura para o consulmo e respeitar os padrões de identidade e qualidade.

Venda identificada

A Master Blends, que tem sede em Salto de Pirapora, no Interior de São Paulo, fabrica um desses produtos. A marca se chama Oficial do Brasil e traz em sua embalagem os dizeres “bebida sabor café tradicional”.

A empresa afirmou à Reuters no início do mês que criou um “subproduto” do café, deixando isso claro na embalagem, e disse que não aceita que digam que a companhia está enganando os consumidores.

“Em momento algum falamos que é café, criamos apenas um subproduto para atender uma classe que está sofrendo a cada dia que passa, este produto é composto de café e polpa de café torrado e moído, está escrito ‘bebida à base de café’ na frente e também atrás da embalagem…”, afirmou em nota a Master Blends, que tem sede em Salto de Pirapora, também no Estado de São Paulo.