A campanha de abertura de capital simbólica do planeta Terra, por meio da “companhia” chamada de TERR4, foi vencedora do Grand Prix na categoria B2B na 76ª edição do Festival de Cannes, informou a B3 (B3SA3), bolsa de valores brasileira.
A campanha, desenvolvida pela AlmapBBDO, sensibilizou as empresas que ainda não são signatárias do Pacto Global para a ideia de que se hoje o planeta fosse uma empresa de capital aberto, a situação das ações não seria a ideal devido aos impactos das mudanças climáticas.
O evento de “IPO do planeta Terra” ocorreu no dia 26 de abril na sede da bolsa de valores brasileira, dando início a negociação de suas ações. A iniciativa foi promovida pelo Pacto Global da ONU no Brasil em parceria com a B3 e a AlmapBBDO, com o objetivo de estimular a adesão de outras companhias ao compromisso com políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade pelo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Resultados da campanha
Segundo a B3, a campanha foi apresentada na Assembleia Geral da ONU e o IPO da TERR4 já está agendado em mais dez bolsas pelo mundo ainda em 2023.
A B3 foi a primeira signatária do Pacto Global da ONU no Brasil. O número de empresas signatárias do Pacto Global aumentou 140% em relação à 2022.
A flutuação no valor das ações é calculada por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo. A cada notícia sobre as mudanças climáticas, desigualdade social e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Se forem negativas, o valor cai. No caso oposto, o valor sobe.
Dessa forma, segundo a B3, traduz-se o quadro atual do planeta em uma linguagem tradicional do mercado financeira, que é nativa das companhias de capital aberto, e demonstram a necessidade da responsabilização dessas companhias pelas mudanças e o impacto de suas ações.
“Estar ao lado do Pacto Global em iniciativas como essa ajuda a reforçar a importância que todos nós temos, como empresas e indivíduos, na pauta ESG. O IPO do Planeta Terra é um chamado para as empresas buscarem ações concretas na agenda de direitos humanos, anticorrupção e meio ambiente, e um convite a todos para ocupar o papel de ‘investidores’ nessa causa, que é urgente” comenta em nota Gilson Finkelsztain, CEO da B3.
De acordo com Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3, pela primeira vez, um filme brasileiro ganha o Grand Prix no Festival de Cannes na categoria B2B.
“A campanha é um chamado para que todos assumam a responsabilidade que tem em investir no que é mais valioso, nosso planeta e nossa gente em toda sua plenitude”.
ANA buchain.
A campanha
Segundo a bolsa de valores brasileira, foram desenvolvidos também conteúdos informativos para reforçar a importância da conscientização sobre o estado alarmante do planeta, além de parceria com influenciadores digitais e campanha em mídia exterior.
Dentre os materiais elaborados, estão um site institucional e o relatório anual da TERR4, documento exigido das companhias de capital aberto para trazer transparência aos investidores sobre suas práticas de sustentabilidade.
“Os conteúdos transmitem a mensagem que o planeta é uma empresa com grande risco de falência, mas com potencial de reverter o quadro, gerando impactos positivos em um período de médio a longo prazo, mas que para mudar esse quadro é necessário o engajamento das organizações- que se traduz na aderência ao Pacto Global”, explica a B3 em nota.
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