A campanha, desenvolvida pela AlmapBBDO, sensibilizou as empresas que ainda não são signatárias do Pacto Global para a ideia de que se hoje o planeta fosse uma empresa de capital aberto, a situação das ações não seria a ideal devido aos impactos das mudanças climáticas.
O evento de “IPO do planeta Terra” ocorreu no dia 26 de abril na sede da bolsa de valores brasileira, dando início a negociação de suas ações. A iniciativa foi promovida pelo Pacto Global da ONU no Brasil em parceria com a B3 e a AlmapBBDO, com o objetivo de estimular a adesão de outras companhias ao compromisso com políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade pelo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Resultados da campanha
Segundo a B3, a campanha foi apresentada na Assembleia Geral da ONU e o IPO da TERR4 já está agendado em mais dez bolsas pelo mundo ainda em 2023.
A B3 foi a primeira signatária do Pacto Global da ONU no Brasil. O número de empresas signatárias do Pacto Global aumentou 140% em relação à 2022.
A flutuação no valor das ações é calculada por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo. A cada notícia sobre as mudanças climáticas, desigualdade social e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Se forem negativas, o valor cai. No caso oposto, o valor sobe.
Dessa forma, segundo a B3, traduz-se o quadro atual do planeta em uma linguagem tradicional do mercado financeira, que é nativa das companhias de capital aberto, e demonstram a necessidade da responsabilização dessas companhias pelas mudanças e o impacto de suas ações.
“Estar ao lado do Pacto Global em iniciativas como essa ajuda a reforçar a importância que todos nós temos, como empresas e indivíduos, na pauta ESG. O IPO do Planeta Terra é um chamado para as empresas buscarem ações concretas na agenda de direitos humanos, anticorrupção e meio ambiente, e um convite a todos para ocupar o papel de ‘investidores’ nessa causa, que é urgente” comenta em nota Gilson Finkelsztain, CEO da B3.
De acordo com Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3, pela primeira vez, um filme brasileiro ganha o Grand Prix no Festival de Cannes na categoria B2B.
“A campanha é um chamado para que todos assumam a responsabilidade que tem em investir no que é mais valioso, nosso planeta e nossa gente em toda sua plenitude”.
ANA buchain.
A campanha
Segundo a bolsa de valores brasileira, foram desenvolvidos também conteúdos informativos para reforçar a importância da conscientização sobre o estado alarmante do planeta, além de parceria com influenciadores digitais e campanha em mídia exterior.
Dentre os materiais elaborados, estão um site institucional e o relatório anual da TERR4, documento exigido das companhias de capital aberto para trazer transparência aos investidores sobre suas práticas de sustentabilidade.
“Os conteúdos transmitem a mensagem que o planeta é uma empresa com grande risco de falência, mas com potencial de reverter o quadro, gerando impactos positivos em um período de médio a longo prazo, mas que para mudar esse quadro é necessário o engajamento das organizações- que se traduz na aderência ao Pacto Global”, explica a B3 em nota.