O anúncio há muito aguardado da Boeing de que irá recomprar seu fornecedor Spirit AeroSystems agora muda o foco dos investidores para a busca da fabricante de aviões por um novo presidente-executivo.
A Boeing está procurando um novo CEO depois que Dave Calhoun disse em março que deixaria o cargo até o final do ano, em uma ampla mudança de gestão após uma um avião 737 MAX perder um pedaço da fuselagem em janeiro.
Vários candidatos potenciais surgiram, incluindo Patrick Shanahan, que dirige a Spirit AeroSystems nos últimos nove meses. Outros candidatos incluem a diretora de operações da Boeing, Stephanie Pope, e o atual presidente do conselho de administração, Steve Mollenkopf.
Independentemente de quem seja nomeado CEO, Shanahan, de 62 anos, é notável por seu mandato anterior na Boeing e atual cargo como CEO da Spirit. Engenheiro de formação, durante sua carreira de 31 anos na fabricante de aviões ele era conhecido como “Sr. Conserta” por sua capacidade de reverter programas de baixo desempenho.
“É muito significativo ter Shanahan de volta à Boeing como executivo”, disse Bill George, ex-CEO da Medtronic e membro executivo da Harvard Business School. “Eles precisam de alguém que entenda a tecnologia ou a tecnologia aeroespacial”.
Shanahan assumiu o comando da Spirit em outubro passado, depois que seu antecessor renunciou após uma série de contratempos no fornecedor, que fabrica as fuselagens e outros componentes da fuselagem do Boeing 737.
Depois de assumir, ele prometeu estabilizar as operações e melhorar o fluxo de caixa da Spirit. Mas a perda de um pedaço da fuselagem de um jato em 5 de janeiro foi um grande golpe nos planos de recuperação de Shanahan para a Spirit.
Investigadores federais descobriram que a parte que explodiu foi removida por trabalhadores da Boeing para reparar danos nos rebites presentes quando a aeronave foi entregue pela Spirit no ano passado.
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Após o incidente de janeiro, a Spirit disse que investiria em tecnologia autônoma, aumentaria o treinamento de mecânicos e o número de inspeções realizadas pela Boeing e pela Spirit, além de tomar medidas para uma produção do 737 MAX “à prova de erros”.
Em maio, a empresa afirmou que estava buscando diversas opções para reforçar a liquidez. Também anunciou planos para demitir várias centenas de trabalhadores em Wichita, Kansas.
Shanahan não estava disponível para comentar.
Ele foi encarregado do 787 Dreamliner da Boeing em 2008, durante um período conturbado no desenvolvimento do programa, e se tornou vice-presidente sênior da Boeing para cadeia de suprimentos e operações em 2016.
Sua carreira na Boeing terminou em 2017, quando ele se tornou vice-secretário de Defesa dos EUA. Shanahan foi nomeado secretário interino da Defesa dos EUA em janeiro de 2019, depois que Jim Mattis renunciou, mas desistiu de sua busca pelo emprego permanente em junho daquele ano.
A Spirit AeroSystems foi fundada como uma empresa independente em 2005, quando a Boeing vendeu suas fábricas em Wichita, Kansas e Oklahoma. Como o novo acordo da Boeing para a Spirit não será fechado até meados de 2025, não ficou imediatamente claro por quanto tempo Shanahan poderá permanecer vinculado à empresa.
Ernest Arvai, presidente da consultoria AirInsight Group, disse que a longa associação de Shanahan com a Boeing o deixou “mergulhado” em sua cultura, que ele disse não ser o que a fabricante de jatos precisa.
“Eles precisam mudar sua cultura”, disse ele. “Só não tenho certeza se ele teria seriedade extra para ser capaz de fazer esse trabalho.”
Algumas fontes da indústria dizem que as contínuas dificuldades da Spirit sob o comando de Shanahan podem impedir suas chances de conquistar o cargo mais importante na Boeing.
Após o incidente aéreo de janeiro, Shanahan disse que a qualidade impulsionaria a remuneração dos executivos da Spirit. Ele recebeu cerca de 8,9 milhões de dólares em remuneração total no ano passado.
Tony Bancroft, gestor de carteira da Gabelli Funds, que detém ações da Boeing e da Spirit, disse que, embora Shanahan estivesse tentando colocar a Spirit no “caminho certo”, ele possivelmente teve muito pouco tempo para fazer as mudanças necessárias.
Bancroft disse que recebeu feedback “muito positivo” sobre Shanahan de alguns dos grandes acionistas da Boeing. “Acho que ele se encaixa logicamente e naturalmente”, disse ele.
(Por Rajesh Kumar Singh em Chicago, com reportagem adicional de David Gaffen em Nova York)
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