A divisão CNN da Warner Bros. Discovery Inc. demitiu 6% de sua força de trabalho, ou cerca de 200 funcionários, nesta quinta-feira (23), enquanto a rede de notícias a cabo busca focar no streaming e em públicos digitais em meio à queda de audiência.

O CEO Mark Thompson informou aos funcionários que a Warner Bros. investirá US$ 70 milhões para apoiar essa mudança de direção, e parte desse montante será usado para contratar cerca de 100 novos empregados no primeiro semestre deste ano, voltados para o “novo caminho digital” da empresa, incluindo um novo serviço de streaming para o clássico canal CNN TV.

“As mudanças que estamos anunciando hoje fazem parte de uma resposta contínua desta grande organização de notícias às transformações profundas e irreversíveis na forma como os públicos nos Estados Unidos e no mundo consomem notícias”, disse Thompson em um memorando para a equipe, visto pela Bloomberg. “Nosso objetivo é simples: deslocar o eixo gravitacional da CNN para as plataformas e produtos que correspondem ao comportamento dos próprios espectadores.”

Assim como outros canais de notícias na TV, a CNN tem enfrentado queda de audiência à medida que mais consumidores migram da TV a cabo para o streaming e buscam informações em outras fontes, como influenciadores digitais. CNN e MSNBC também registraram quedas na audiência após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial de 2024, enquanto o público da Fox News aumentou.

Com a queda generalizada de telespectadores na TV a cabo, a CNN tem trabalhado no desenvolvimento de um produto de assinatura digital para oferecer notícias adaptadas aos novos hábitos de consumo. Em outubro, o site CNN.com introduziu um paywall online que exige que os leitores paguem US$ 4 por mês após esgotarem os artigos gratuitos e limita algumas reportagens apenas para assinantes. Thompson destacou no memorando que há planos para “desenvolver uma nova forma para assinantes digitais, tanto domésticos quanto internacionais, assistirem à nossa programação de notícias em qualquer dispositivo que escolherem.” A emissora também está ampliando sua atuação em vídeos e planeja lançar um “produto voltado para estilo de vida” ainda este ano.

A CNN afirmou que pretende reorganizar sua programação de TV, incluindo os apresentadores dos programas durante a semana. Em processos legais no início deste mês, em que a empresa foi considerada responsável por difamação e condenada a pagar US$ 5 milhões em indenizações, foi revelado que o lucro líquido da emissora caiu um terço desde 2021, alcançando US$ 400 milhões em 2023.

A Warner Bros. também enfrenta desafios próprios. A empresa reduziu em US$ 9,1 bilhões o valor de suas redes tradicionais de TV no ano passado e eliminou mais de 2.000 empregos, incluindo 100 na CNN. A gigante de mídia também perdeu a disputa pelos direitos de transmissão dos jogos da NBA, encerrando uma parceria de décadas entre a liga e a rede TNT, da Warner Bros.