A divulgação de tarifas de importação de 50% gerou turbulência no mercado global de cobre na semana passada — incluindo uma queda recorde nos contratos futuros dos EUA — porque Trump concedeu uma isenção surpresa para as principais formas do metal para fiação. Mas isso ainda deixa volumes comerciais significativos sujeitos a tarifas.
Na segunda-feira (4), o Registro Federal dos EUA publicou uma lista com o que exatamente será abrangido pela taxa de 50%. Esta lista inclui produtos semiprocessados — como fios, tubos e barras — avaliados em US$ 7,7 bilhões, além de cabos normalmente usados para conexões telefônicas ou de internet, com valor quase igual, segundo cálculos da Bloomberg News.
E não para por aí. A Casa Branca ordenou que autoridades elaborassem um plano em 90 dias para impor tarifas sobre uma série de outros produtos manufaturados com alto teor do metal. Trump expandiu drasticamente o escopo das tarifas americanas sobre alumínio e aço no início deste ano, adicionando produtos derivados.
Cobre nos EUA
O mercado de cobre dos EUA está se esforçando para entender as implicações das tarifas de Trump, que, segundo o presidente, ajudarão a impulsionar a produção doméstica de produtos semiprocessados e que contêm cobre. Ele não chegou a impor tarifas sobre o metal refinado — uma omissão que chocou os investidores, mas reflete a profunda dependência dos EUA em importações e a resistência de importantes compradores americanos, que temiam que as tarifas aumentassem significativamente os custos.
Ainda assim, os EUA importaram pelo menos 600 mil toneladas de cobre semiacabado no ano passado, de acordo com a Comissão de Comércio Internacional dos EUA, além de cerca de 900 mil toneladas de cobre refinado que foram poupadas das taxas. Este último valor é de cerca de US$ 8,4 bilhões.
As tarifas serão cobradas de acordo com o valor do teor de cobre. Isso significa que os semiacabados, que são quase cobre puro, terão um imposto efetivo muito maior do que, por exemplo, cabos de internet, onde a fiação de cobre é apenas uma parte do produto.