A petrolífera colombiana Ecopetrol está em busca de negócios de petróleo e gás no Brasil que podem incluir um polo de campos onshore da Petrobras na Bahia.

“Acreditamos que o onshore brasileiro tem grande potencial, especialmente em gás natural”, disse Jorge Martínez, chefe das operações da Ecopetrol no Brasil, em entrevista no Rio de Janeiro.

A Ecopetrol busca alavancar sua expertise em campos terrestres na Colômbia para expandir no Brasil, que é o maior produtor de petróleo da América Latina.

“A Petrobras e outras grandes petrolíferas têm se concentrado em megacampos em águas profundas, e há oportunidades de expansão da produção em áreas terrestres que têm sido negligenciadas”, disse Martínez. Ele espera que a demanda por gás natural cresça como fonte de eletricidade para projetos como os de data centers.

A estatal Ecopetrol está disposta a assumir riscos de exploração em regiões petrolíferas como os polos Potiguar e Recôncavo, no Nordeste do Brasil.

A Petrobras considera vender seu Polo Bahia Terra, um complexo de campos onshore, onde os custos operacionais são mais altos do que em campos de águas profundas na chamada região do pré-sal, disse a CEO Magda Chambriard anteriormente neste ano.

“Se Petrobras decidir vender seus ativos no Complexo Bahia Terra, ou buscar um parceiro, gostaríamos de participar desse processo”, disse Martínez.

Ecopetrol e Petrobras

As duas empresas já trabalham juntas na maior descoberta de gás natural offshore da Colômbia.

O projeto Sirius pode triplicar as reservas colombianas se o depósito for comercialmente viável, potencialmente aliviando a escassez do país. A Petrobras é a operadora.

Um programa de desinvestimento na gestão anterior da Petrobras deu às petroleiras brasileiras e estrangeiras a oportunidade de comprar campos em terra onde a estatal considerava de baixa prioridade.

A Ecopetrol está buscando fusões e aquisições com estas empresas para expandir suas reservas e a produção. A empresa também planeja participar de futuras rodadas de licitação onshore.

“Bons negócios sempre arranjam dinheiro”, disse Martínez.

A produção de petróleo e gás natural no setor onshore do Brasil começou a declinar no início dos anos 2000 e bateu na mínima de 206.792 barris de óleo por dia em 2022, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A agência espera que a produção cresça após a aquisição de ativos da Petrobras por novos operadores.

A Ecopetrol está no Brasil há quase 20 anos e tem participações minoritárias nos projetos de águas profundas Gato do Mato e Santos Sul, onde a Shell é a operadora.