Um alicate de retirar cutícula diferente dos modelos que existem no mercado e que evita Lesão por Esforço Repetitivo (LER) em manicures rendeu à Onna, startup de Maringá, no Paraná, uma das premiações internacionais mais importantes na área do design, o “iF Design Award 2021”, neste último mês de abril.
Considerada o “Oscar” do design, a premiação contou com mais de 5 mil marcas participantes e coloca a Onna em um seleto grupo que pode utilizar o selo do concurso no produto, ao lado de gigantes como Electrolux, IFood, BMW e outras grifes. O alicate também venceu o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em 2020.
O empreendedor Carl Kawasaki, desenhista industrial com habilitação em design de produto, teve a ideia do alicate ao aguardar a esposa em um salão de beleza. Pensando em facilitar o trabalho e proporcionar conforto às manicures, ele criou um modelo, batizado de Anna, com uma haste tradicional e um segundo dispositivo menor, acionado pelo polegar.
Fundada em 2020, a startup contou com o apoio de uma rede de inovação para se desenvolver, a exemplo do programa Sinapse da Inovação. “Em uma kick-off realizada pelo Sebrae com as empresas contempladas no Sinapse da Inovação, fomos apresentados ao Sebraetec. A primeira vez que acessei o programa foi para solicitar a patente do produto”, conta o empreendedor.
Kawasaki recorreu ao programa também para desenvolver um e-commerce onde o produto será comercializado e, agora, para criar um novo produto no segmento de saúde e beleza, a fim de ampliar o mix e de aumentar o ticket médio por compra.
Localizada na Incubadora Tecnológica de Maringá, a Onna terceirizou a fabricação do alicate em uma fundição de São Paulo e fará a montagem e distribuição do produto a partir de Maringá. “A partir dos starts e da conquista da proteção intelectual, sentimos liberdade maior para buscar fornecedores e realizar o processo industrial do produto”, comenta.
A previsão é de iniciar as vendas até o final do ano, com atraso em relação ao timing inicial devido à pandemia, mas já de olho no mercado internacional. “A premiação nos dará credibilidade nos mercados europeu, asiático e outros”, observa.