A empresa de produtos de limpeza e higiene doméstica Bombril, popularmente conhecida por sua esponja de aço, informou nesta segunda-feira que entrou com pedido de recuperação judicial. A solicitação foi feita em conjunto com outras sociedades do grupo.
A Bombril disse que a empresa possui “contingências tributárias relevantes”, especialmente as relacionadas a autuações da Receita Federal por suposta falta de recolhimento de tributos no valor de cerca de R$ 2,3 bilhões.
A companhia disse no comunicado que sua diretoria reavaliou as chances de perda nos processos judiciais. Conforme o grupo, o risco representa uma “ameaça aos bons resultados contábeis que vêm sendo obtidos pela Bombril, expondo a companhia a riscos considerados elevados, relacionados à reavaliação da sua capacidade de adimplência por parte de fornecedores e financiadores e, no limite, à descontinuidade de determinadas relações comerciais e vencimento antecipado de dívidas”.
Esses tributos teriam incidido sobre operações de aquisição de títulos de dívida estrangeiros realizadas entre 1998 e 2001 pela companhia e por veículo do grupo empresarial italiano Cragnotti & Partners, na época controlador da Bombril, de acordo com a empresa.
A Bombril acrescenta que a apresentação do pedido de recuperação judicial visa conduzir negociações para adequação de sua estrutura de endividamento, garantir a manutenção operacional das atividades da companhia e proteger seu caixa.
“Com a recuperação judicial, a companhia será capaz de manter a sua capacidade operacional e reestruturar adequadamente seu passivo, por meio de um processo célere e com o menor impacto possível aos direitos dos credores e às atividades operacionais”, disse a empresa.
Quase 80 anos de história
Fundada em 14 de janeiro de 1948 na cidade de São Paulo por Roberto Sampaio Ferreira, com a criação de uma lã de aço com a ideia de ajudar na limpeza de panelas de alumínio, a marca virou um sinônimo do produto no país. Com sucesso da lã de aço, a empresa passou diversificar seu portfólio no mercado, passando a vender outras soluções de limpeza.
O grupo atua no segmento da indústria de higiene e limpeza, tanto doméstico quanto industrial. Detentora de marcas consagradas, como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium, Kalipto, Força Azul, Pinho Bril e Bombril.
O portfólio reúne mais de 16 marcas e cerca de 217 itens de limpeza, incluindo esponjas de aço, detergentes, amaciantes, desinfetantes, limpadores multiuso, saponáceos, limpadores perfumados, esponja sintética e outros itens essenciais da limpeza doméstica.
(Reportagem de Patricia Vilas Boas)