A 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, anunciou nesta segunda-feira (5) a compra da Skechers por US$ 9,4 bilhões. Mas a investida no mercado de calçados não é exatamente novidade para o trio.

Muito antes da Skechers, os fundadores da 3G — ou melhor, suas famílias — já tinham escolhido outro par para correr: a On Running, marca suíça de tênis de performance que tem Roger Federer como garoto-propaganda e símbolo global da corrida de alta renda.

Em setembro de 2021, a On abriu capital na Bolsa de Nova York e viu seu valor de mercado ultrapassar os US$ 9 bilhões já no primeiro dia, com uma alta de 46% nas ações. Antes do IPO, os fundadores da 3G chegaram a ter 25% da empresa por meio da Point Break Capital Management.

Hoje, entre os maiores acionistas da On Holding estão Carlos Alberto Sicupira, com 6,9%, e Marc Lemann, filho de Jorge Paulo, com 6,2%. Juntos, os dois somam uma fatia de quase US$ 2 bilhões, segundo dados mais recentes do MarketScreener. O conselheiro Alex Perez é representante da dupla no board da On.

O envolvimento da família Lemann com a On começou em 2018, quando um dos sócios-fundadores da marca — vizinho de Jorge Paulo Lemann em Zurique — decidiu vender sua participação. Marc Lemann viu potencial na empresa ainda na fase pré-fama, e entrou no negócio num valuation modesto, estimado em poucas dezenas de milhões de dólares.

Foi também a família brasileira quem apresentou Roger Federer à marca. Jorge Paulo jogou tênis e a família Lemann é amante do esporte. O tenista suíço não apenas se tornou garoto-propaganda, como investidor e cocriador da linha Roger Pro, voltada ao mercado premium de corrida.

Com a Skechers, a 3G agora coloca um pé no mass market e outro no segmento premium. De um lado, a gigante americana, com mais de 100 milhões de pares vendidos por ano e forte presença global no varejo de calçados casuais. Do outro, a On, uma marca suíça de corrida que une tecnologia, estética minimalista, aspiração e potencialmente lucrativa.

A estratégia, segundo a 3G Capital fez ciruclar na imprensa nesta segunda-feira, é ter uma marca com escala para bater de frente com a dupla Nike e Adidas.