Siga nossas redes

Negócios

Como a Chilli Beans ultrapassou a Ray-Ban no Brasil?

Caito Maia, fundador da Chilli Beans, conta a trajetória da marca que lidera o mercado de óculos de sol no Brasil e como abriu 300 lojas na pandemia.

“Tinha 110 lojas próprias; vendi todas e hoje elas faturam 30% a mais na mão do franqueado do que na minha mão”. Com essa fala, Caito Maia conta a trajetória da Chilli Beans – que lidera o mercado de óculos de sol no Brasil frente a Ray Ban, é a 3ª maior ótica do país e está presente em 19 países através de suas franquias.

Enquanto na pandemia muitos negócios foram afetados dado o confinamento e aceleração das compras online, a Chilli Beans abriu 300 lojas físicas sob uma nova marca: a ótica Chilli Beans.  

“Houve uma outra epidemia mundial dado o tempo que passamos frente às telas [em referência a miopia] e enxergamos nisso uma oportunidade de mercado. A venda de óculos de grau depois da pandemia triplicou, e por isso criamos a ótica Chilli Beans”.

O fundador da marca conta no segundo episódio do Talk InvestNews que o consumidor de grau precisava de uma experiência nova que fugisse das óticas tradicionais “com funcionários de jaleco branco atrás do balcão”. A nova empreitada foi inspirada nas barbearias cubanas da década de 20, com produtos de modelo vintage e de maior valor agregado. 

Hoje, o faturamento da nova unidade de negócio representa 25% da receita total da marca. Com ticket médio 3 vezes maior que o de óculos escuro, a meta para este ano é que atinja R$ 180 milhões de pares de lentes vendidas, segundo Maia, que também vai abrir mais 74 lojas na Alemanha, Suíça e Luxembrugo – todas franquias.

Logo, será que a empresa pretende fazer seu IPO em breve?

O Talk InvestNews é apresentado por Dony De Nuccio e conta com a participação de Samy Dana e Leandro Guissoni. Todo episódio um convidado conta a sua trajetória no mundo dos negócios. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.