As companhias aéreas globais preveem que terão no ano que vem o primeiro lucro do setor desde 2019, à medida que as viagens aéreas se recuperam das restrições contra a Covid-19, enquanto enfrentam uma disputa com os aeroportos sobre tarifas.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) agora espera um lucro de US$ 4,7 bilhões para o setor em 2023, com mais de 4 bilhões de passageiros transportados. Antes, havia previsto apenas possibilidade de lucro no período.
Para 2022, a Iata reduziu sua previsão de perdas do setor, de US$ 9,7 bilhões para US$ 6,9 bilhões.
“Essa é uma grande conquista, considerando a escala dos danos financeiros e econômicos causados pelas restrições pandêmicas impostas pelo governo”, disse o diretor-geral da Iata, Willie Walsh, referindo-se ao lucro projetado para 2023.
O ex-chefe da British Airways e da IAG alertou que muitas aéreas continuarão lutando no próximo ano devido a regulamentos, altos custos e políticas governamentais inconsistentes – e reabrindo uma disputa de longa data com os aeroportos.
“É muito importante que todos entendam o quão frágil é a recuperação. Sim, estamos nos recuperando, o momento está melhorando, esperamos que continue melhorando em 2023”, disse.
“Mas as margens com as quais estamos operando são muito pequenas e não podemos tolerar uma situação em que os aeroportos, em particular, tentem enganar as companhias aéreas e seus passageiros por meio de um aumento significativo nas taxas aeroportuárias. Cada centavo importa.”
“Os consumidores estão tolerando aumentos maciços nas tarifas das companhias aéreas, o que reflete as pressões inflacionárias e o fato de que eles controlam rigidamente a capacidade que colocam no mercado”, disse Olivier Jankovec, diretor-geral da associação do setor aeroportuária ACI Europe.
A Iata acredita que os níveis de tráfego aéreo global retornarão até 2024 aos níveis pré-pandemia, liderados pelos Estados Unidos.
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