A controladora do aplicativo de compras Temu informou em um comunicado nesta quarta-feira (23) que contratou os auditores da Ernst & Young em Hong Kong para revisar seus demonstrativos financeiros deste ano. Antes, a empresa trabalhava com a Ernst & Young Hua Ming, com sede em Pequim.
Essa mudança provavelmente sinaliza que a PDD busca uma listagem em Hong Kong nos próximos meses, segundo a analista do Citigroup, Alicia Yap. “Se isso se confirmar, acreditamos que pode ser um catalisador positivo para o preço das ações”, disse ela.
A PDD não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito por e-mail fora do horário comercial.
Os recibos de ações da PDD negociados nos EUA subiram até 5,6%, atingindo o maior nível em dois meses. A empresa está entre as poucas companhias chinesas listadas nos EUA que ainda não possuem uma listagem em Hong Kong — um grupo que também inclui a varejista Vipshop Holdings e a empresa de educação TAL Education.
Companhias como Alibaba Group, JD.com e Baidu já garantiram uma segunda listagem em Hong Kong, em meio a preocupações constantes de que possam ser excluídas das bolsas americanas. Em abril, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que todas as opções estão “na mesa” ao ser questionado sobre possíveis deslistagens de empresas chinesas.
Uma segunda listagem permitiria que investidores convertessem seus ADRs (recibos de ações negociados nos EUA) em ações listadas em Hong Kong, no caso de uma deslistagem nos EUA. Se a listagem em Hong Kong for elevada ao status primário — como fez a Alibaba no ano passado — os investidores da China continental também poderão acessar os papéis.
Felix Wang, analista da Hedgeye Risk Management, destacou que empresas que se preparam para listar em Hong Kong geralmente contratam auditores locais para cumprir exigências regulatórias. Isso aconteceu tanto com a Alibaba quanto com a JD.com, segundo ele.
“Uma das frustrações com a PDD no passado era que a empresa não demonstrava interesse em fazer uma oferta pública secundária para ampliar sua base de investidores”, escreveu Wang em nota. “Será que a PDD mudou de ideia sobre listar em Hong Kong? Isso certamente ajudaria o sentimento dos investidores.”