O InvestNews publica, a partir desta quarta-feira (19), a série Negócios de Família, especial sobre grandes empresas familiares e seus complexos processos sucessórios. Cada um dos dez episódios vai contar a história de uma companhia: sua fundação e como as novas gerações influenciaram a transformação desses negócios.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar. Já um levantamento do Banco Mundial revela que 30% dessas empresas familiares chegam até a terceira geração. Mas apenas metade delas sobrevive. Estatísticas que confirmam a relevância do tema, seja para quem atua no mundo corporativo, seja para quem investe nas companhias.
Em reportagens em vídeo e texto, a série vai retratar a evolução de companhias que têm sido bem-sucedidas em negócios que acumulam uma trajetória de décadas. São dez empresas – a maioria com ações negociadas em bolsa – que têm origens diversas e que adotaram estratégias próprias para lidar com o grande desafio da sucessão.
Algumas criaram regras para garantir uma gestão exclusivamente profissional e reservaram para a família assentos no conselho de administração. Outras mantêm o comando nas mãos de familiares, o que traz o desafio adicional de definir uma linha sucessória que garanta a eficiência da gestão.
O primeiro episódio vai contar a história do SBT. A emissora passa por grandes mudanças desde que passou a ser comandada por Daniela Beiruty, uma das seis herdeiras de Silvio Santos, empresário que morreu em 2024.
Weg, Suzano, Votorantim, Iguatemi e M.Dias Branco são algumas das outras empresas que serão retratadas pela série. Os episódios serão veiculados quinzenalmente pelo canal do InvestNews no Youtube e pelo site.
Acompanhe a série especial e saiba como foram construídas algumas das grandes companhias do país. E quais os desafios que essas empresas e seus herdeiros têm pela frente.