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Negócios

Delta estima perda de US$ 380 milhões em vendas por apagão da CrowdStrike

Impacto vem principalmente de reembolso e compensação a cliente

A Delta Air Lines prevê uma perda de US$ 380 milhões em vendas devido a uma falha tecnológica que forçou a companhia aérea a cancelar milhares de voos no mês passado.

O impacto nas vendas é decorrente principalmente de reembolsos e compensações aos clientes, na forma de dinheiro e milhas de fidelidade, informou a companhia aérea na quinta-feira (8) em um documento regulatório. A Delta estimou US$ 170 milhões em custos para reembolsar passageiros por despesas e gastos relacionados às tripulações.

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A Delta, que cancelou cerca de 7 mil voos ao longo de vários dias após a falha em 19 de julho, já havia dito que esperava um impacto de cerca de US$ 500 milhões e contratou o escritório de advocacia do proeminente advogado David Boies para representá-la. Na quinta-feira, a companhia aérea confirmou que estava buscando reivindicações legais contra a CrowdStrike e a Microsoft para recuperar danos.

A falha da CrowdStrike causou uma “paralisação catastrófica” de mais de 8 milhões de computadores em todo o mundo, incluindo 37 mil na Delta, disse Boies em uma carta na quinta-feira (7) ao advogado da empresa de tecnologia.

A interrupção afetou mais de 1,3 milhão de clientes da companhia aérea, e cerca de 60% de suas aplicações “críticas para a missão”, incluindo sistemas de backup, dependem do sistema operacional Microsoft Windows e da CrowdStrike, disse ele.

A carta dá continuidade a um diálogo entre os escritórios de advocacia das três empresas enquanto buscam determinar a responsabilidade pela interrupção em massa causada pela falha.

No início desta semana, a CrowdStrike e a Microsoft disseram que a Delta recusou ou não respondeu a ofertas de assistência das empresas de tecnologia, inclusive entre os CEOs das empresas. A CrowdStrike apenas direcionou a Delta a um site de remediação disponível publicamente durante as primeiras 65 horas da falha, segundo a carta de Boies. Ele acrescentou que uma solução automatizada oferecida posteriormente introduziu um segundo bug.

Os representantes da CrowdStrike não responderam imediatamente aos e-mails solicitando comentários. Os advogados da empresa disseram que “qualquer responsabilidade da CrowdStrike está contratualmente limitada a um valor na casa dos milhões de dígitos únicos.”

O tempo prolongado de recuperação da Delta decorreu dos efeitos da falha em um sistema interno usado para processar mudanças nos voos e suas tripulações. Isso deixou a Delta incapaz de alinhar adequadamente suas aeronaves e pessoal.

O Departamento de Transporte dos EUA abriu uma investigação sobre a forma como a Delta lidou com a falha e a companhia aérea pode enfrentar uma multa da agência dependendo de suas conclusões. A Southwest Airlines foi multada em US$ 140 milhões pelo Departamento de Transporte em 2023 após uma falha em sua operação no final de dezembro de 2022 que deixou mais de 2 milhões de passageiros presos.

© 2024 Bloomberg LP

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