A Ryanair apresentou nesta segunda-feira (24) um programa de fidelidade voltado para clientes que viajam com frequência com a companhia aérea: o Programa Prima, uma associação premium ao custo de 79 libras, ou US$ 102, por ano. A medida reverte o antigo antagonismo declarado da empresa em relação ao conceito de passageiros frequentes.

Quem pagar para participar terá em troca seleção de assentos gratuita, seguro de viagem e acesso a vendas de passagens exclusivas para membros.

A companhia aérea de baixo custo irlandesa apresentou cálculos mostrando que a anuidade começa a compensar caso o cliente faça pelo menos três viagens por ano.

Avião da Ryanair
Ryanair lança programa premium com benefícios para clientes que pagarem anuidade. Foto: Andrey Rudakov/Bloomberg

Aversão a programas de fidelidade

O diretor executivo da Ryanair, Michael O’Leary, conhecido por suas declarações contundentes, desconsiderou por muito tempo os benefícios dos programas de fidelidade comuns em outras companhias aéreas, mantendo o foco em preços baixos e pontualidade e evitando confortos como telas de entretenimento.

“Compre um cachorro se quiser lealdade”, disse ele ao jornal Independent em abril do ano passado.

Mesmo assim, a iniciativa oferece à low cost uma maneira de explorar novas formas de reter vendas em um momento em que a inflação persistente tem reduzido a demanda. A empresa afirmou que os membros que comprarem o máximo de 12 voos com desconto por ano poderiam economizar até 420 libras, cerca de US$ 540.

O Programa Prime da Ryanair é direcionado a “passageiros frequentes que desejam voar regularmente, mas não querem gastar muito para isso”, disse o Chief Marketing Officer, Dara Brady, no comunicado.

Em consonância com sua imagem de baixo custo, o novo programa da Ryanair oferece menos vantagens do que as companhias aéreas de serviço completo, que podem incluir franquias de bagagem e acesso a salas VIP.

Iniciativas anteriores

A assinatura Ryanair Choice, introduzida em 2019 por 199 libras (ou US$ 257), oferecia seleção de assentos gratuita e embarque prioritário. Funcionários da Ryanair não responderam imediatamente a perguntas sobre como fica a assinatura Ryanair Choice com o novo lançamento.

A EasyJet, concorrente britânica de baixo custo, por sua vez, oferece há muito tempo uma associação Plus no valor de 249 libras (US$ 322), que inclui embarque prioritário, entrega de bagagem dedicada e uma mala de cabine maior, além da seleção gratuita de assentos.

No mês passado, ela ofereceu o programa pela metade do preço aos clientes da British Airways durante uma promoção.