Com a chegada do Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o varejo, espera-se que R$ 13,68 bilhões sejam destinados à compra de presentes – valor maior do que o esperado no ano passado, que foi de R$ 10,93 bilhões –, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O levantamento aponta que 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras dias antes da data, além de que eles têm a intenção de comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$ 241,6 no total, valor superior ao tíquete médio do ano passado, que era de R$ 199,6.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos consumidores tem a intenção de pagar os produtos à vista (79%) e o restante (43%) planejam parcelar – o percentual vai além de 100% porque os entrevistados puderam escolher mais de uma resposta, já que a intenção de compra é de mais de um presente.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que é importante o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista. “Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma.
Para a CNDL, como a data representa a última festa comemorativa antes do Natal, ela deve dar ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no fim do ano.
“Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as perdas dos últimos tempos”, explica o presidente da CNDL.
Na mesma linha, pesquisa de intenção de compras encomendada à PiniOn pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) também revelou que 41,7% de seus entrevistados estão dispostos a gastar mais do que em 2021. No entanto, essa parcela de pessoas que deve investir mais nos presente tem um ticket médio de R$ 50 a R$ 200, valor inferior ao que mostrou a pesquisa da CNDL e SPC Brasil.
Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “as perspectivas de vendas para 2022 são mais favoráveis do que no ano passado em função do avanço da ocupação, da injeção de recursos feita pelo Governo Federal e do aumento da confiança do consumidor”.
Presentes preferidos
De acordo com os consumidores entrevistados na pesquisa da CNDL e SPC Brasil, os presentes mais procurados são: roupas e/ou calçados (44%), bonecas/bonecos (40%), jogos de tabuleiro/educativos (28%) e avião/carrinho de brinquedo (20%).
Na pesquisa da ACSP, em geral, também continuam prevalecendo artigos como roupas, calçados e acessórios. Mas brinquedos como boneca, bola, bicicleta e carrinho não saíram de cena, eles representam 19%, 13%, 11% e 14%, respectivamente.
A participação dos serviços, representados por ingressos para cinema, teatro, zoológico e parque aquático foi de 6,1%, já as viagens representaram 5,8%, segundo a ACSP.
Locais de compra
Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas (83%), sobretudo, shopping center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%). Já entre as compras que serão realizadas pela internet (47%), 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram, segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil. A soma dos percentuais é superior a 100% porque os entrevistados puderam escolher mais de uma resposta.
“Apesar das lojas físicas concentrarem a maior parte das compras dos consumidores, a internet acumula quase metade das vendas. Isso mostra a importância dos comerciantes estarem presentes também no ambiente virtual. Mesmo o pequeno lojista, que não tem um site na internet, pode utilizar as redes sociais e o WhatsApp para aumentar as vendas e atender os clientes”, comenta Costa, da CNDL.
De acordo com a Pesquisa de Expectativas realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), há uma expectativa de aumento médio de 16% nas vendas do Dia das Crianças em relação a mesma data de 2021.
A Abrasce ainda ressaltou que, aproveitando a boa expectativa, 78% dos shoppings pesquisados têm a intenção de realizar eventos para fomentar a presença do público nos empreendimentos. Ações de recreação infantil foram citadas por 60% dos pesquisados, a instalação de brinquedos por 46% e apresentações teatrais por 38%. Em relação ao consumo, a previsão é que cada consumidor gaste, em média, R$ 204 com presentes e outros produtos.
Sobre as pesquisas
A amostra da pesquisa da CNDL e SPC Brasil é de consumidores das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes no Dia das Crianças.
Foram 808 casos em um primeiro levantamento, para identificar o percentual de pessoas com intenção de compra. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, que realmente tinham a intenção de compra. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais e 4 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.
A pesquisa encomendada à PiniOn pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) contou com a participação de 1,7 mil pessoas em todas as regiões do país.
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