A Diageo Plc anunciou neste domingo que não pretende vender a marca de cerveja Guinness nem sua participação na Moet Hennessy, divisão de bebidas do grupo LVMH.

A declaração foi feita em resposta a especulações de que a empresa estaria avaliando a venda da Guinness ou de seus 34% na Moet Hennessy. “Podemos confirmar que não temos intenção de vender nenhuma das duas”, afirmou a companhia em comunicado.

Anteriormente, a Bloomberg News havia reportado que a gigante britânica de bebidas estava revisando seu portfólio em busca de reativar o crescimento, após uma queda nas ações desde que Debra Crew assumiu o cargo de CEO há um ano e meio. Entre as possibilidades mencionadas estavam o desmembramento ou venda da Guinness e a opção de abrir mão ou aumentar sua participação na joint venture com a Moet Hennessy, segundo fontes próximas ao assunto.

Mudança de portfólio

A Diageo já está em processo de venda da marca de vodca Ciroc, e outras marcas de baixo desempenho também podem ser alienadas. Fontes consultadas pela Bloomberg no sábado afirmaram que a gigante de bebidas estuda a venda ou desmembramento da marca Guinness, que pode ser avaliada em mais de US$ 10 bilhões. Além disso, a participação de 34% da Diageo na divisão de bebidas da LVMH, a Moet Hennessy, também está sendo avaliada. 

Com uma dívida de US$ 21,5 bilhões, o CFO Nik Jhangiani, recém-chegado da Coca-Cola Europacific Partners, está focado em reduzir custos e priorizar crescimento e rentabilidade. Ao mesmo tempo, a empresa enfrenta desafios do mercado, como o impacto do aumento das taxas de juros e a crescente conscientização sobre os riscos associados ao consumo de álcool.

A Diageo informou ainda que divulgará sua próxima atualização de mercado juntamente com os resultados intermediários em 4 de fevereiro.