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Dona do tênis On chega às Olimpíadas de Paris para desafiar Nike e Adidas

Jogos deste ano serão a primeira experiência real da marca criada há mais de uma década em Zurique

A fabricante suíça de calçados On mais que triplicou o número de atletas usando seus tênis para as Olimpíadas de Paris 2024, os primeiros Jogos da empresa como uma das principais desafiantes de Nike e Adidas.

Um grupo de 66 atletas está usando os equipamentos da empresa com sede em Zurique, competindo em 18 modalidades, incluindo atletismo, triatlo, maratona e tênis. Cada competidor pode ganhar um bônus por conquistar uma medalha em Paris, mas os executivos se recusaram a divulgar os valores dos pagamentos.

Marcas consolidadas como Nike, Adidas, Puma e Asics há muito dominam os uniformes usados por atletas nas Olimpíadas. Fundada em 2010, a On é uma rara recém-chegada ao campo.

“Não são muitas marcas que ganham medalhas, é um clube muito, muito exclusivo,” disse o cofundador Caspar Coppetti, citando a estrela do tênis feminino polonês Iga Swiatek, a maratonista queniana Hellen Obiri, o corredor americano Yared Nuguse e o triatleta norueguês Kristian Blummenfelt entre os principais candidatos à medalha da On.

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A On inicialmente ganhou popularidade na Europa e nos EUA como uma marca de tênis de corrida que conquistou um grande segmento entre os praticamente. A empresa tem promovido recentemente sua tecnologia LightSpray, que envolve pulverizar 1,5 quilômetro de tecido para fazer a parte superior de um calçado.

Embora apoie apenas uma fração dos atletas patrocinados por Nike e Adidas, Coppetti estima que os atletas da On ganharão pelo menos quatro medalhas — um avanço em relação à única medalha de prata conquistada nos Jogos do Rio 2016, onde a marca foi representada por cerca de uma dúzia de atletas.

Par de tênis On em exposição em Zurique, na Suíça (Bloomberg)

“Ter vários candidatos à medalha na linha de partida é uma posição bastante boa para estar,” disse Coppetti.

A On teve cerca de 20 atletas nas Olimpíadas de Tóquio, que foram fortemente impactadas pela pandemia. Paris é a primeira experiência real da On como uma grande marca em um dos maiores eventos de atletismo do mundo.

Foco nos mais jovens

A empresa tem tentado recentemente expandir sua base de clientes para atrair consumidores mais jovens e orientados para a moda, que não são necessariamente do mundo dos esportes de performance. 

No mês passado, a On anunciou uma parceria com a atriz e cantora Zendaya, e em maio contratou a cantora e compositora FKA Twigs para ajudar na sua investida no segmento de treinamento e roupas de academia. Coppetti disse que a On pode adicionar nomes proeminentes em regiões como China.

A On ainda é bastante pequena quando se trata de vestuário, que representa apenas cerca de 4% dos seus negócios, disse o Co-CEO Martin Hoffmann. “Queremos crescer para 10%,” disse ele.

Hellen Obiri, do Quênia, comemora após vencer a Maratona de Boston em abril de 2023 (Maddie Meyer/Getty Images)

A On — que também faz acessórios como bolsas — está focada nos segmentos de corrida, tênis, atividades ao ar livre e treinamento, e não planeja uma incursão imediata em outros esportes, embora faça jaquetas para clima frio e outros produtos que são usados por esquiadores e outros atletas de esportes de inverno.

Além de expandir sua presença nos EUA e em partes da Europa Ocidental, a On está ansiosa para se expandir na França, Ásia, Oriente Médio e América Latina, disse Hoffmann.

“Construir nossa presença na França é importante, é um mercado onde ainda estamos bastante sub-representados,” disse ele, citando a recente abertura da maior loja da marca na Champs Elysées.

© 2024 Bloomberg L.P.

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