O TikTok informou que o número de vendedores em seu aplicativo de comércio eletrônico chegou a 500 mil em dezembro, mais do que dobro em relação a três meses antes. A empresa lançou seu comércio eletrônico em 2023.
Em todo o mundo, a plataforma tinha mais de 15 milhões de vendedores em dezembro, adicionando mais de 6 milhões no segundo semestre do ano, disse a empresa na terça-feira em seu primeiro Relatório de Segurança da TikTok Shop.
O relatório destacou o crescimento do TikTok no comércio eletrônico, bem como as maneiras como está tentando manter os compradores seguros. A empresa, de propriedade da ByteDance Ltd. com sede na China, disse que bloqueou 2 milhões de vendedores do aplicativo por não atenderem aos seus requisitos de política e removeu 1 milhão por violarem essas diretrizes.
O comércio eletrônico é visto pelo TikTok como sua próxima grande fonte potencial de receita, bem como uma maneira de manter os usuários gastando tempo e dinheiro em seu aplicativo. Após iniciar o Shop no Sudeste Asiático, a empresa expandiu para mercados como o Reino Unido e, no ano passado, os EUA. Os usuários podem comprar produtos marcados em vídeos postados e transmitidos ao vivo em seu feed do TikTok, ou na aba do mercado da Shop, que é mais parecida com um site de comércio eletrônico tradicional.
“Enquanto o modelo tradicional pode se rolar por uma lista de produtos em uma página da web, estamos buscando criar uma experiência que seja mais divertida e envolvente do que isso”, disse Mary Hubbard, chefe de governança e experiência da TikTok Shop Americas. “Queremos que as pessoas sintam que sua experiência de compra é personalizada e relevante para elas, da mesma forma que sentem que seu feed ‘For You’ é. Nosso foco é garantir que a experiência seja positiva, independentemente de como eles a façam.”
Participação nos EUA
O TikTok enfrentou escrutínio intensificado sobre sua empresa controladora e a possibilidade de o governo chinês adquirir dados do usuário ou influenciar o que as pessoas veem no aplicativo. O Congresso dos EUA aprovou na semana passada uma lei exigindo que a ByteDance vendesse sua participação no TikTok até janeiro ou enfrentasse uma proibição no país. O TikTok disse que o governo chinês não pode acessar dados do usuário ou influenciar o aplicativo e ameaçou tomar medidas legais para derrubar a lei.
A empresa disse que gastou mais de US$ 400 milhões em segurança da plataforma enquanto expandia o esforço de comércio eletrônico e aumentava sua equipe de governança para o site de compras para mais de 7.500 pessoas em 2023. A empresa bloqueou mais de 37 milhões de produtos de aparecer no aplicativo no segundo semestre do ano e removeu 133.000 após a listagem por violações de política, disse o TikTok em seu relatório. A empresa monitora coisas como fraude, produtos falsificados e violações de propriedade intelectual.
“Em geral, acho que à medida que as pessoas ficam mais familiarizadas com nossas políticas e salvaguardas, veremos os tipos de violações mudarem”, disse Hubbard. “No Dia 1, um vendedor pode não estar tão familiarizado com a documentação que precisa fornecer quanto no Dia 365, por exemplo.”
Além dos comerciantes, os usuários aprovados podem vincular produtos em seus vídeos e transmissões ao vivo e receber uma parte das vendas feitas pelo aplicativo. O TikTok disse que removeu os recursos de comércio eletrônico de mais de 500.000 contas de criadores em todo o mundo por violações de política no último semestre do ano.
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